A TENSÃO ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL PÓS-2019: ANÁLISE DA POLÍTICA, CONTROVÉRSIAS ACADÊMICAS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores/as

  • Jorge Luiz Pereira Correia World University Ecumenical https://orcid.org/0009-0007-6977-2497
  • Amanda Padilha de Oliveira World University Ecumenical
  • Aelma Reis dos Santos World University Ecumenical
  • Erileide Araújo dos Santos Silva World University Ecumenical
  • Missylene Oliveira da Silva World University Ecumenical
  • Marcia Maria Silva de Melo World University Ecumenical
  • Jairo Alves de Souza World University Ecumenical
  • Geiciara Lima da Silva World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22959

Palabras clave:

Alfabetização. Letramento. Política Nacional de Alfabetização. Prática Docente. Revisão Narrativa.

Resumen

O presente artigo teórico-ensaístico se propõe a analisar a tensão estabelecida no campo da Educação brasileira entre a abordagem técnico-científica da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em 2019, e as perspectivas críticas e socioculturais do letramento, historicamente consolidadas por autores como Magda Soares, Paulo Freire e Roxane Rojo. O objetivo central é investigar de que forma esse conflito se manifesta e impacta as práticas docentes na Educação Básica e a produção acadêmica no período de 2019 a 2025. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa, foram consultados documentos oficiais, artigos revisados por pares e produções recentes que abordam a dicotomia entre a visão instrumental da alfabetização e a complexidade do letramento como prática social. A análise crítica demonstra que a PNA, ao priorizar uma visão fonocêntrica e baseada em evidências, gera um campo de disputa que desafia a autonomia docente e a tradição pedagógica brasileira, ao mesmo tempo em que estimula uma vigorosa resposta crítica na pesquisa recente. As reflexões finais apontam para a necessidade de um olhar complexo e ecológico que articule o ensino sistemático do sistema alfabético com o uso social e crítico da escrita.

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Biografía del autor/a

Jorge Luiz Pereira Correia, World University Ecumenical

Doutor em Ciências da Educação pela World University Ecumenical (reconhecido pela UFAL), professor orientador. ORCID: 0009-0007-6977-2497.

Amanda Padilha de Oliveira, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical.

Aelma Reis dos Santos, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical. 

Erileide Araújo dos Santos Silva, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical.  

Missylene Oliveira da Silva, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical.

Marcia Maria Silva de Melo, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical.

Jairo Alves de Souza, World University Ecumenical

Mestrando em Ciências da Educação pela World University Ecumenical.

Geiciara Lima da Silva, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical.

Publicado

2025-12-04

Cómo citar

Correia, J. L. P., Oliveira, A. P. de, Santos, A. R. dos, Silva, E. A. dos S., Silva, M. O. da, Melo, M. M. S. de, … Silva, G. L. da. (2025). A TENSÃO ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL PÓS-2019: ANÁLISE DA POLÍTICA, CONTROVÉRSIAS ACADÊMICAS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1233–1246. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22959