A GESTÃO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22922Palabras clave:
Gestão escolar. Educação inclusiva. Deficiência. Práticas pedagógicas.Resumen
A temática deste estudo diz respeito à atuação da gestão escolar no contexto da educação inclusiva, com ênfase no desenvolvimento de alunos com deficiência. O objetivo geral do estudo foi analisar de que forma a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral de estudantes com deficiência. A metodologia adotada foi a revisão de literatura de caráter qualitativo, com base em pesquisa em livros, artigos científicos, monografias e demais produções disponibilizadas e indexadas em bases de dados eletrônicos. Os resultados apontam que, embora haja avanços normativos e aumento das matrículas de alunos com deficiência na rede regular de ensino, ainda existem barreiras estruturais, culturais e formativas que limitam a efetivação da inclusão. Verificou-se que a gestão escolar tem papel fundamental na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), na formação continuada de professores, no uso estratégico de recursos e na mediação de relações com a comunidade escolar e intersetorial. Conclui-se que a consolidação de uma gestão democrática, sensível à diversidade e comprometida com os direitos humanos, é condição essencial para o fortalecimento de práticas inclusivas e para a construção de uma escola que promova a cidadania, a autonomia e o desenvolvimento pleno de todos os alunos.
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