PSICOLOGIA E CREAS: REVISÃO ACERCA DA ATUAÇÃO EM CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22704Palabras clave:
Assistência Social. Atendimento às vítimas. Criança e Adolescente. CREAS. Psicologia.Resumen
A violência contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo, persistente e de grande impacto social, que afeta diretamente o desenvolvimento físico, psicológico e social. Trata-se de uma violação grave dos direitos humanos, que exige respostas articuladas entre diferentes setores. Nesse contexto, a atuação do psicólogo nos serviços de proteção social especial da Política de Assistência Social, especificamente nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), constitui elemento importante para a garantia da proteção prevista na legislação. O presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre a atuação do profissional de psicologia em atendimento nos CREAS a crianças e adolescentes vítimas de violência. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com a revisão narrativa da literatura, sendo feitas buscas em bases de dados científicas de materiais sobre a temática, leitura e elaboração de análise qualitativa dos resultados. Foram encontrados 38 artigos, sendo que desses elencou-se 12 que se adequavam aos critérios estabelecidos para o estudo. Na análise qualitativa chegou-se a quatro eixos principais: o papel do psicólogo no CREAS; a violência como fenômeno social e multidimensional; desafios e limites da atuação; e a importância da rede de proteção e da articulação intersetorial, sendo identificados aspectos comuns e diferenciações no material levantado. Conclui-se que a atuação do psicólogo nos CREAS representa um eixo essencial da proteção integral às vítimas de violência, articulando dimensões técnicas e ético-políticas na promoção de direitos, no fortalecimento da rede de proteção e na transformação das condições que perpetuam a violação de direitos.
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