AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS E O RESGATE DA CULTURA INFANTIL

Autores/as

  • Deise Santana da Luz Christian Business School
  • Aliana Daveli de Oliveira Christian Business School
  • Sandra Maria Daveli Sampaio Christian Business School
  • Iones Lucia da Silva Universidade São Luiz University
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22691

Palabras clave:

Brincadeiras tradicionais. Cultura infantil. Ludicidade. Educação infantil. Aprendizagem.

Resumen

O presente artigo discute a importância das brincadeiras tradicionais no contexto da Educação Infantil, destacando seu papel na preservação da cultura popular e na formação integral das crianças. As brincadeiras, transmitidas de geração em geração, representam um patrimônio cultural imaterial que contribui para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor. Entretanto, observa-se que, nas últimas décadas, o avanço das tecnologias digitais e a mudança dos espaços de convivência têm contribuído para o afastamento das crianças dessas práticas lúdicas. O estudo busca refletir sobre a necessidade de resgatar e valorizar essas manifestações no ambiente escolar, compreendendo-as como instrumentos de aprendizagem, convivência e identidade cultural. A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão bibliográfica de autores que abordam a ludicidade, o brincar e a cultura infantil, como Kishimoto (2007), Brougère (1998) e Vygotsky (2007). Conclui-se que o resgate das brincadeiras tradicionais na Educação Infantil é fundamental para fortalecer vínculos sociais, promover aprendizagens significativas e manter viva a memória cultural das infâncias.

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Biografía del autor/a

Deise Santana da Luz, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Pós Graduada em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar; Graduada em Pedagogia. 

Aliana Daveli de Oliveira, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia; Especialização em Metodologia e Didática no Ensino Superior; Especialização em Letras: Português e Literatura; Especialização em AEE – Atendimento Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais. 

Sandra Maria Daveli Sampaio, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; com Licenciatura em Matemática; Pedagogia e em Educação Especial; Especialista em Educação Matemática com ênfase em Matemática Financeira; Especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção); Especialista em Pedagogia Empresarial, Educação Especial e Inclusão.

Iones Lucia da Silva, Universidade São Luiz University

Mestre em Educação pela Universidade São Luiz University.

Rozineide Iraci Pereira da Silva

Orientadora. PhD,doutora em ciências da educação,  mestra em ciências da educação, especialista em escrita científica avançada, psicopedagoga, pedagoga, Professora do ensino superior e professora orientadora da Christian Business School  - CBS.

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Luz, D. S. da, Oliveira, A. D. de, Sampaio, S. M. D., Silva, I. L. da, & Silva, R. I. P. da. (2025). AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS E O RESGATE DA CULTURA INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1755–1767. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22691