TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM DENTES QUE SOFRERAM CALCIFICAÇÕES PULPARES DISTRÓFICAS

Autores/as

  • Aínny Regina Rigaud Santos Faculdade de Ilhéus
  • Danielle Cardoso Albuquerque Maia Freire Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22519

Palabras clave:

Tratamiento de conducto radicular. Traumatismo dental. Calcificaciones pulpares.

Resumen

Traumas dentais, lesões de cárie, e envelhecimento precoce são fatores patológicos que levam a polpa à produção da dentina terciária, promovendo as calcificações pulpares distróficas, que se localizam em diversos pontos da câmara pulpar, proporcionando dificuldades para o tratamento endodôntico quando necessário, tornando-se um desafio para os profissionais. Além do tratamento endodôntico convencional, diversas abordagens tecnológicas vêm sendo amplamente utilizadas, como o uso do ultrassom, a tomografia computadorizada de feixe cônico, endodontia guiada, e o sistema de magnificação. Diante de tais fatos, o objetivo deste trabalho, foi compreender os desafios do tratamento endodôntico em dentes que sofreram calcificações pulpares, identificar as consequências do surgimento dos nódulos pulpares e avaliar a eficácia das técnicas do tratamento endodôntico em canais decorrentes das calcificações pulpares, através de pesquisas objetivas com o levantamento de dados a partir de artigos científicos em sites acadêmicos, como Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, utilizando artigos na língua portuguesa , inglesa e espanhola. Para isso, incluiu-se publicações relevantes dos anos de 2015 a 2025, com as seguintes palavras chave: canal radicular, traumatismos dentários e calcificações da polpa. Pode-se concluir que, embora os canais calcificados sejam desafiadores para o tratamento endodôntico, é possível um manejo profissional adequado, através de conhecimento, execução e auxílio tecnológico para proporcionar um tratamento eficaz e boa longevidade ao elemento dental do paciente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aínny Regina Rigaud Santos, Faculdade de Ilhéus

Discente da Faculdade de Ilhéus, Bahia (CESUPI).

Danielle Cardoso Albuquerque Maia Freire, Faculdade de Ilhéus

Orientadora do curso de Odontologia, Faculdade de Ilhéus, Bahia(CESUPI). Dentista formada em 2004, Especialista em Endodontia, Mestre em Endodontia, Professora do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus (CESUPI), Professora dos cursos de atualização e especialização do Instituto Excellence e Doutoranda em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (UESC). Atendimento em consultório Maia Odontologia Especializada, Atendimento odontológico domiciliar (Home Care Odonto Bahia). Faculdade de Ilhéus (CESUPI).

Publicado

2025-11-24

Cómo citar

Santos, A. R. R., & Freire, D. C. A. M. (2025). TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM DENTES QUE SOFRERAM CALCIFICAÇÕES PULPARES DISTRÓFICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7108–7120. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22519