BARREIRAS CULTURAIS PARA O ACESSO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA EPT EM COMUNIDADES ÉTNICAS,INDÍGENAS OU QUILOMBOLAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22356Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica. Barreiras Culturais. Inclusão Educacional. Interculturalidade.Resumen
O presente estudo teve como objetivo analisar as barreiras culturais que interferem no acesso e na permanência de comunidades étnicas, indígenas e quilombolas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, fundamentou-se na análise de livros, artigos científicos, legislações e documentos oficiais voltados à inclusão educacional e à valorização da diversidade cultural. O estudo permitiu compreender que, apesar dos avanços legais representados pela Constituição Federal de 1988 e pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, persistem obstáculos significativos que dificultam a efetivação de uma educação inclusiva e equitativa. Entre os principais achados, destacam-se as barreiras culturais, linguísticas e estruturais que impactam o acesso à escola, bem como a falta de formação docente adequada e a ausência de políticas de permanência voltadas às especificidades dessas comunidades. A análise evidenciou que a efetiva superação desses desafios requer o fortalecimento de uma perspectiva educacional intercultural, capaz de integrar saberes tradicionais e científicos. Conclui-se que a valorização da diversidade cultural e o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas são fundamentais para a construção de uma EPT verdadeiramente inclusiva, democrática e comprometida com o desenvolvimento humano e social.
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