BARREIRAS CULTURAIS PARA O ACESSO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA EPT EM COMUNIDADES ÉTNICAS,INDÍGENAS OU QUILOMBOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22356

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Barreiras Culturais. Inclusão Educacional. Interculturalidade.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as barreiras culturais que interferem no acesso e na permanência de comunidades étnicas, indígenas e quilombolas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, fundamentou-se na análise de livros, artigos científicos, legislações e documentos oficiais voltados à inclusão educacional e à valorização da diversidade cultural. O estudo permitiu compreender que, apesar dos avanços legais representados pela Constituição Federal de 1988 e pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, persistem obstáculos significativos que dificultam a efetivação de uma educação inclusiva e equitativa. Entre os principais achados, destacam-se as barreiras culturais, linguísticas e estruturais que impactam o acesso à escola, bem como a falta de formação docente adequada e a ausência de políticas de permanência voltadas às especificidades dessas comunidades. A análise evidenciou que a efetiva superação desses desafios requer o fortalecimento de uma perspectiva educacional intercultural, capaz de integrar saberes tradicionais e científicos. Conclui-se que a valorização da diversidade cultural e o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas são fundamentais para a construção de uma EPT verdadeiramente inclusiva, democrática e comprometida com o desenvolvimento humano e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiris Larissa Bispo, Faculdade Futura

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Michele Aparecida Andrade Souza, Faculdade Futura

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Kauany dos Santos Pereira, Faculdade Futura

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Grasieli de Oliveira Leite, Faculdade Futura

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Suéllen Danúbia da Silva, UNIMEP

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO),Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP).

Ijosiel Mendes, UNESP

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Elimeire Alves de Oliveira, UNIFEV

Docente e Coordenadora no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV), Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada.

Tiago Roberto Lopes Moreno, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutorando em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.

Downloads

Publicado

2025-11-20

Como Citar

Bispo, T. L., Souza, M. A. A., Pereira, K. dos S., Leite, G. de O., Silva, S. D. da, Mendes, I., … Moreno, T. R. L. (2025). BARREIRAS CULTURAIS PARA O ACESSO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA EPT EM COMUNIDADES ÉTNICAS,INDÍGENAS OU QUILOMBOLAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5848–5856. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22356