PERFIL E ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DE PACIENTES HIV POSITIVOS EM ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL

Autores/as

  • Gabriel Abijaude Araújo UNIFACS
  • Fábia Julliana Jorge de Souza UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22324

Palabras clave:

HIV. Alterações hematológicas. Anemia. Leucopenia. Trombocitopenia.

Resumen

O HIV permanece como um dos principais desafios de saúde pública, apresentando elevada prevalência no Brasil. Além do comprometimento imunológico característico, a infecção pelo vírus e o uso da terapia antirretroviral estão associados a alterações hematológicas relevantes, como anemia, leucopenia e trombocitopenia. Essas condições impactam a qualidade de vida, a evolução clínica dos pacientes, e a resposta terapêutica justificando a importância do monitoramento laboratorial contínuo. Nesse contexto, a análise e acompanhamento do perfil hematológico de pacientes soropositivos contribuem para uma detecção precoce de alterações, auxilia nas condutas clínicas e favorece a melhora do cuidado prestado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Abijaude Araújo, UNIFACS

Graduando em Biomedicina, Universidade Salvador — UNIFACS.

Fábia Julliana Jorge de Souza, UNIFACS

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte;Orientadora e professora do Curso de Biomedicina pela Universidade Salvador – UNIFACS. 

Publicado

2025-11-18

Cómo citar

Araújo, G. A., & Souza, F. J. J. de. (2025). PERFIL E ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DE PACIENTES HIV POSITIVOS EM ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5101–5107. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22324