NOVO MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: AMBIVALÊNCIAS ENTRE EXPANSÃO, CONTROLE E QUALIDADE

Autores/as

  • Jorge Luiz Pereira Correia World University Ecumenical https://orcid.org/0009-0007-6977-2497
  • Wesley Gomes de Oliveira World University Ecumenical https://orcid.org/0009-0001-1358-3677
  • Adailton Gomes da Silva World University Ecumenical
  • Alexandra da Silva Milhomem World University Ecumenical
  • Marinalva Ribeiro dos Reis World University Ecumenical
  • Maria Lucivone Pereira de Souza Cruz World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22175

Palabras clave:

Educação a distância. Regulação Ensino superior. Política educacional. qualidade.

Resumen

Este artigo analisa criticamente o novo marco regulatório da educação a distância no Brasil, com foco no Decreto nº 12.456/2025 e nas Portarias MEC nº 378/2025 e nº 381/2025. Adota-se análise documental das normativas e revisão bibliográfica crítica sobre expansão, regulação e qualidade na EaD, examinando impactos sobre credenciamento institucional, formatos de oferta, avaliação e condições do trabalho docente. Os achados indicam ambivalência: observam-se ganhos de qualidade e de accountability, mas persistem riscos de exclusão institucional e territorial, judicialização e reforço da financeirização do setor. Defende-se uma regulação técnica articulada a financiamento público, valorização docente e monitoramento até 2027, de modo a equilibrar democratização do acesso e integridade pedagógica.

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Biografía del autor/a

Jorge Luiz Pereira Correia, World University Ecumenical

Doutor em Ciências da Educação, World University Ecumenical (com reconhecimento pela UFAL), professor orientador. ORCID: 0009-0007-6977-2497.

Wesley Gomes de Oliveira, World University Ecumenical

Mestrando em Ciências da Educação, World University Ecumenical. ORCID: 0009-0001-1358-3677.

Adailton Gomes da Silva, World University Ecumenical

Mestrando em Ciências da Educação, World University Ecumenical. 

Alexandra da Silva Milhomem, World University Ecumenical

Mestrando em Ciências da Educação, World University Ecumenical. 

Marinalva Ribeiro dos Reis, World University Ecumenical

Mestrando em Ciências da Educação, World University Ecumenical. 

Maria Lucivone Pereira de Souza Cruz, World University Ecumenical

Mestre em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Publicado

2025-11-18

Cómo citar

Correia, J. L. P., Oliveira, W. G. de, Silva, A. G. da, Milhomem, A. da S., Reis, M. R. dos, & Cruz, M. L. P. de S. (2025). NOVO MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: AMBIVALÊNCIAS ENTRE EXPANSÃO, CONTROLE E QUALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5391–5406. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22175