RESPONSABILIDADE CIVIL NO VAZAMENTO DE DADOS

Autores/as

  • Anna Luiza Cardoso Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Bruna Barbosa Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luiza Cardozo Leocadio Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22167

Palabras clave:

Responsabilidade civil. Vazamento de dados. LGPD. Dano moral. Proteção de dados pessoais. Jurisprudência. Direito à privacidade.

Resumen

O artigo analisa a responsabilidade civil por vazamento de dados pessoais à luz da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da jurisprudência brasileira recente. O objetivo é compreender os fundamentos legais e doutrinários que orientam a responsabilização de agentes de tratamento — públicos e privados — diante de incidentes que comprometam a segurança e a privacidade dos titulares. A pesquisa adota metodologia bibliográfica, com abordagem dedutiva, e inclui análise de precedentes do Superior Tribunal de Justiça. Os principais achados indicam a prevalência da responsabilidade objetiva, com base nas teorias do risco da atividade e do risco administrativo, e a crescente consolidação do dano moral presumido em casos de vazamento de dados sensíveis. Conclui-se que a responsabilização civil é essencial para assegurar a efetividade da proteção de dados pessoais e promover a confiança nas relações digitais contemporâneas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anna Luiza Cardoso Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduando em Direito, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Bruna Barbosa Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduando em Direito, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Luiza Cardozo Leocadio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduando em Direito, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado

2025-11-07

Cómo citar

Silva, A. L. C., Silva, B. B., & Leocadio, L. C. (2025). RESPONSABILIDADE CIVIL NO VAZAMENTO DE DADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1765–1785. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22167