REVISÃO DE LITERATURA: IMPRESSÃO 3D NO TRATAMENTO DE FRATURAS, BENEFÍCIOS, LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A ORTOPEDIA

Autores/as

  • Isabella Ramalho Maia de Araújo Universidade de Vassouras
  • Fábio Lopes Telles Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21861

Palabras clave:

3D printing and patient-specific instrument and fracture.

Resumen

A impressão tridimensional (3D) tem se mostrado uma tecnologia promissora no tratamento de fraturas complexas, permitindo maior precisão no planejamento e na execução cirúrgica. Esta revisão narrativa analisou publicações entre 2015 e 2025 nas bases PubMed e BVS, totalizando 91 estudos sobre o tema. Os resultados apontaram benefícios como redução do tempo cirúrgico, menor exposição à radiação e maior acurácia na fixação de fraturas. As principais limitações envolvem o alto custo, o tempo de confecção dos modelos e a falta de padronização dos protocolos. Conclui-se que a impressão 3D é uma ferramenta inovadora e eficaz, mas sua ampla aplicação ainda depende da redução de custos e da capacitação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabella Ramalho Maia de Araújo, Universidade de Vassouras

Discente de Medicina, Universidade de Vassouras.

Fábio Lopes Telles, Universidade de Vassouras

Orientador: médico Residência em ortopedia e traumatologia (Santa Casa de Barra Mansa), Mestrado em Ciências Fisiológicas (Sociedade Brasileira de Fisiologia - UFRRJ). Universidade de Vassouras.

Publicado

2025-12-17

Cómo citar

Araújo, I. R. M. de, & Telles, F. L. (2025). REVISÃO DE LITERATURA: IMPRESSÃO 3D NO TRATAMENTO DE FRATURAS, BENEFÍCIOS, LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A ORTOPEDIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5740–5749. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21861