A MÚSICA COMO EXPRESSÃO DE IDENTIDADE E INCLUSÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21833

Palabras clave:

Saber. Ensino. Cultura.

Resumen

A música, enquanto manifestação artística e cultural, constitui um importante meio de expressão da identidade individual e coletiva, além de ser uma ferramenta significativa para promover inclusão social e cultural. Este artigo científico tem como objetivo analisar o papel da música na construção das identidades e nos processos de inclusão, destacando como ela atua na formação de vínculos sociais, na valorização das diferenças e na promoção do diálogo entre culturas diversas. A partir de uma abordagem interdisciplinar, fundamentada em estudos da sociologia, antropologia e educação musical, discute-se como a música reflete valores, memórias e experiências de grupos sociais historicamente marginalizados, tornando-se um espaço de resistência, afirmação e pertencimento.Ao longo do texto, são apresentadas evidências de que práticas musicais coletivas — como corais, grupos percussivos, rodas de samba, fanfarras e projetos socioeducativos — contribuem para o fortalecimento da autoestima e da identidade cultural dos participantes. Além disso, a música é analisada como instrumento pedagógico inclusivo, capaz de integrar pessoas com deficiência, estimular a comunicação não verbal e desenvolver competências socioemocionais. Tais práticas reforçam a ideia de que a musicalidade está presente em todos os indivíduos, independentemente de suas limitações físicas, cognitivas ou sociais, evidenciando o potencial da música como agente de transformação e inclusão.Os resultados apontam que a música transcende barreiras linguísticas e sociais, promovendo empatia, solidariedade e respeito às diversidades. Conclui-se que compreender a música como expressão de identidade e inclusão é reconhecer seu papel essencial na formação cidadã e na construção de sociedades mais justas e plurais. Dessa forma, este estudo reafirma a importância da música como linguagem universal que une, educa e fortalece os laços humanos.

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Biografía del autor/a

Cibele da Silva Leite, Faculdade Futura

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Nathana Claudino de Lima, Faculdade Futura

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Rayanne Priscila Rodrigues de Paula, Faculdade Futura

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Yasmin Vitória de Siqueira Lima, Faculdade Futura

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO),Especialização em Controladoria Uniasselvi, Mestrado em Administração (UNIMEP).

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV), Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada.

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutorando em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.

Ana Claudia Barão dos Santos, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP).

Publicado

2025-10-30

Cómo citar

Leite, C. da S., Lima, N. C. de, Paula, R. P. R. de, Lima, Y. V. de S., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, … Santos, A. C. B. dos. (2025). A MÚSICA COMO EXPRESSÃO DE IDENTIDADE E INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5492–5500. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21833