ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM BASEADAS NA LEITURA E NA ESCRITA: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores/as

  • Ismael Santos Araújo UNIFAVENI
  • Maria Neuma Paulino Santos UNIFAVENI
  • Ismael Matias Carneiro UNIFAVENI
  • Ednan Miranda Santos UNIFAVENI
  • Rafael Gomes da Silva UNIFAVENI
  • Jociaria Pereira de Matos UNIFAVENI
  • Allana Krisia e Costa Silva UNIFAVENI
  • Julliana Oliveira dos Santos UNIFAVENI
  • Adna Azevedo Silva UNIFAVENI
  • Alice Ribeiro de Souza UNIFAVENI
  • Débora Guimarães Soares UNIFAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21806

Palabras clave:

Leitura. Escrita. Produção textual.

Resumen

A prática de leitura e produção textual tem se tornado uma das atividades com maior impacto no universo escolar, onde a execução destas, torna-se a base na formação cognitiva dos alunos. Desta maneira, tendo como princípio as estratégias de leitura e escrita, estudo e aplicações dos gêneros textuais, este trabalho se destina às reflexões metodológicas sobre o ensino de leitura e produção textual, mostrando a importância da prática de leitura e escrita, como fortalecimento da aprendizagem. Para contemplar as abordagens, o presente estudo fundamenta-se nas visões teóricas de Bernard Schneuwly (2004) e Ingedore Koch (2003), dentre outros autores fundamentais ao estudo da temática. Quanto à metodologia, ela é de natureza qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado com os alunos do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus São João dos Patos, suporte na Pesquisa de Campo. Por este ângulo, foi possível identificar resultados excelentes, na qual, todos os discentes participantes conseguiram sanar as dúvidas existentes, que levavam a não compreensão dos conteúdos textuais apresentados pelos professores do curso atuante, como por exemplo as correções na apresentação oral, escrita e sonora, lexicalmente. Percebeu-se que a maioria dos estudantes, cerca de 95% dos envolvidos, apresentaram confiança desde o tempo disponível para a realização das produções textuais propostas, até os enunciados interpretativos em questões interdisciplinares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ismael Santos Araújo, UNIFAVENI

Graduado em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; Professor da UNIFAVENI.

Maria Neuma Paulino Santos, UNIFAVENI

Pós-graduada em Educação Especial,Educação Inclusiva e Múltiplas Deficiências, UNIFAVENI.

Ismael Matias Carneiro, UNIFAVENI

Graduando em Pedagogia, UNIFAVENI.

Ednan Miranda Santos, UNIFAVENI

Licenciado em Pedagogia, UNIFAVENI.

Rafael Gomes da Silva, UNIFAVENI

Licenciado em Letras - Português e Inglês, UNIFAVENI.

Jociaria Pereira de Matos, UNIFAVENI

Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva – UNIFAVENI.

Allana Krisia e Costa Silva, UNIFAVENI

Pós-graduanda em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa, UNIFAVENI.

Julliana Oliveira dos Santos, UNIFAVENI

Pós-graduada em Psicopedagogia, UNIFAVENI.

Adna Azevedo Silva, UNIFAVENI

Pós-graduanda em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, UNIFAVENI.

Alice Ribeiro de Souza, UNIFAVENI

Pós-graduada em Educação Infantil, UNIFAVENI.

Débora Guimarães Soares, UNIFAVENI

Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), UNIFAVENI.

Publicado

2025-11-03

Cómo citar

Araújo, I. S., Santos, M. N. P., Carneiro, I. M., Santos, E. M., Silva, R. G. da, Matos, J. P. de, … Soares, D. G. (2025). ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM BASEADAS NA LEITURA E NA ESCRITA: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 337–350. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21806