INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO PARA ALUNOS NEURODIVERGENTES

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos UNIMES
  • Jackeline Auxiliadora Leite Vilabarde Must University
  • José Eudes Salvador da Silva UNAMA
  • Júlia de Sales Gomes Gomes Must University
  • Liliane Rodrigues da Silva Duran Must University
  • Luiz Cândido Clementino UNIMES
  • Sueldo Batista da Silva Must University
  • Rodolfo Gonçalves da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21771

Palabras clave:

Inteligência artificial. Personalização do ensino. Neurodiversidade. Tecnologias educacionais. Inclusão.

Resumen

A pesquisa teve como problema compreender de que modo a inteligência artificial contribuiu para a personalização do aprendizado de alunos neurodivergentes, considerando as especificidades cognitivas e emocionais desses estudantes. Teve como objetivo geral analisar como a IA atuou na adaptação de estratégias pedagógicas que favorecessem o desenvolvimento da atenção, da memória e da autorregulação. A metodologia adotada foi de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, fundamentada na análise de artigos, capítulos de livros e anais publicados entre 2020 e 2025. O levantamento e a interpretação das fontes permitiram identificar experiências educativas baseadas em plataformas adaptativas, jogos digitais e ambientes de realidade virtual voltados à inclusão escolar. Os resultados mostraram que a inteligência artificial possibilitou a criação de trilhas personalizadas de aprendizagem, fortalecendo o engajamento, a autonomia e o foco dos alunos. Verificou-se também que a atuação docente foi indispensável para o uso pedagógico da tecnologia, evidenciando a relevância da formação continuada e da mediação humana nos processos de ensino. A análise indicou que, embora a IA tenha ampliado as possibilidades de inclusão, ainda persistiram desafios éticos relacionados à privacidade de dados e à infraestrutura digital. Concluiu-se que a inteligência artificial representou um recurso promissor para o ensino inclusivo, desde que utilizada com sensibilidade, ética e planejamento pedagógico. Recomendou-se a realização de novos estudos para ampliar a compreensão sobre os efeitos da personalização tecnológica na aprendizagem de alunos com diferentes perfis neurodivergentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, UNIMES

Mestre em Ensino, Universidade Metropolitana de Santos -UNIMES.

Jackeline Auxiliadora Leite Vilabarde, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

José Eudes Salvador da Silva, UNAMA

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura, Universidade da Amazônia (UNAMA), – Umarizal, Belém – PA.

Júlia de Sales Gomes Gomes , Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Liliane Rodrigues da Silva Duran, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST),  Florida, United States.

Luiz Cândido Clementino, UNIMES

Mestre em Ensino, Universidade Metropolitana de Santos -UNIMES, Santos.

Sueldo Batista da Silva, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Rodolfo Gonçalves da Silva, Must University

Doutorando em Liderança Educacional, Must University (MUST), Florida, United States.

 

Publicado

2025-10-24

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Vilabarde, J. A. L., Silva, J. E. S. da, Gomes , J. de S. G., Duran, L. R. da S., Clementino, L. C., … Silva, R. G. da. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO PARA ALUNOS NEURODIVERGENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4117–4138. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21771