A RELEVÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO FORTALECIMENTO DOS MICROEMPREENDIMENTOS NO BRASIL

Autores/as

  • Piedley Macedo Saraiva UNIFAP
  • José Helvis Ribeiro de Lima
  • Maria Andressa Bejamim Pereira
  • Camylla Sobreira Alves
  • Maria Aparecida de Lima Silva
  • Cícera Romana Fideles Pereira Formiga

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21708

Palabras clave:

Políticas públicas. Microempreendedorismo. Desenvolvimento regional. Economia solidária. Pandemia.

Resumen

O presente artigo tem como finalidade aprofundar a discussão acerca da relevância das políticas públicas para o desenvolvimento e fortalecimento dos microempreendimentos brasileiros. A partir de uma revisão sistemática da literatura, buscou-se compreender como as ações estatais, programas e legislações podem impactar positivamente o ambiente empreendedor, promovendo inclusão produtiva, geração de renda e crescimento econômico sustentável. A análise mostra que, embora existam avanços em relação à formalização e apoio creditício, ainda subsistem desafios como a descontinuidade de políticas, a escassez de capacitação gerencial e a falta de incentivo à inovação. A relevância das políticas públicas adquire especial importância diante de crises, como a pandemia da Covid‑19, mostrando que a presença estatal ativa é essencial para a sobrevivência e recuperação dos pequenos negócios.

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Biografía del autor/a

Piedley Macedo Saraiva, UNIFAP

Professor/Orientador. UNIFAP – Área de gestão.

José Helvis Ribeiro de Lima

Curso. Administração. 

Maria Andressa Bejamim Pereira

Curso: Administração. 

Camylla Sobreira Alves

Curso: Administração. 

Maria Aparecida de Lima Silva

Curso: Administração. 

Cícera Romana Fideles Pereira Formiga

Curso: Gestão Comercial.

Publicado

2025-10-27

Cómo citar

Saraiva, P. M., Lima, J. H. R. de, Pereira, M. A. B., Alves, C. S., Silva, M. A. de L., & Formiga, C. R. F. P. (2025). A RELEVÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO FORTALECIMENTO DOS MICROEMPREENDIMENTOS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4469–4473. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21708