O CONTRIBUTO DOS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO LOCAL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS DA 6ª CLASSE: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA BÁSICA EDUARDO MONDLANE, DISTRITO DE MOCUBA

Autores/as

  • Farias Noé Alberto Universidade Católica de Moçambique
  • Adélio Gabriel Uacane Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21590

Palabras clave:

Currículo local. Contributo. Habilidades. Escola básica.

Resumen

Este artigo procurou analisar o contributo dos conteúdos do currículo local no desenvolvimento de habilidades de alunos da 6ª classe da Escola Básica Eduardo Mondlane no distrito de Mocuba em Moçambique. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza aplicada e carácter descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica, entrevistas, observação participante e análise documental. Participaram 2 Membros da direcção escolar, 3 pais/encarregados, 4 professores e 6 alunos. Os resultados evidenciam que, embora não exista um plano curricular oficial para conteúdos locais, há inserção improvisada de temáticas ligadas à história, artes e ofícios da comunidade, promovendo identidade cultural e habilidades práticas. No entanto, a falta de recursos, o fraco domínio de pais e professores sobre a temática e a comunicação limitada entre escola e comunidade dificultam a institucionalização e/ou materialização dessa componente curricular. Ficou claro ainda que a efectivação do currículo local exige maior planeamento, capacitação docente e integração comunitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Farias Noé Alberto, Universidade Católica de Moçambique

Mestre em Gestão e Administração de Educação pela Universidade Católica de Moçambique, -UCM Quelimane, Moçambique.

Adélio Gabriel Uacane, Universidade Católica de Moçambique

Mestre em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Moçambique, - UCM Gurué, Moçambique.

Publicado

2025-10-29

Cómo citar

Alberto, F. N., & Uacane, A. G. (2025). O CONTRIBUTO DOS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO LOCAL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS DA 6ª CLASSE: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA BÁSICA EDUARDO MONDLANE, DISTRITO DE MOCUBA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5226–5233. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21590