A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR DESAFIOS E RESISTÊNCIAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21583Palabras clave:
Tecnologia. Currículo. Docência. Desafios. Inovação.Resumen
O estudo teve como tema a inserção das tecnologias digitais no currículo escolar e os desafios enfrentados pelos docentes nesse processo. A pesquisa partiu do problema relacionado às dificuldades encontradas pelos professores em incorporar os recursos tecnológicos ao ensino e em utilizá-los de forma pedagógica e significativa. Teve como objetivo geral analisar as principais barreiras que dificultaram essa inserção, com ênfase nos aspectos formativos, estruturais e pedagógicos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu reunir e interpretar diferentes perspectivas teóricas sobre a temática. O desenvolvimento abordou a insuficiência da formação docente para o uso das tecnologias, a precariedade da infraestrutura escolar, a desigualdade de acesso aos recursos digitais e a resistência pedagógica diante das mudanças exigidas pelo contexto educacional contemporâneo. As considerações finais indicaram que a integração tecnológica depende de um conjunto de ações articuladas, como a oferta de formação continuada, investimentos em infraestrutura e revisão de práticas pedagógicas. Constatou-se que a superação dos obstáculos requer esforços institucionais e políticas públicas eficazes, além de novos estudos que aprofundem a compreensão do tema.
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