A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR DESAFIOS E RESISTÊNCIAS DOCENTES

Autores/as

  • Renata Alves da Silva Ferreira Must University
  • Alessandra Ferreira dos Santos Oliveira Must University
  • Fernanda Araújo Alves Alcântara UFC
  • Marcos Antônio Bernardino Faculdade Unidade de Vitória
  • Nayara Pablyne Silva Rodrigues FAVENI
  • Patrícia Miranda Soares Zimmermann Must University
  • Priscilla Miranda Soares Must University
  • Wesley Virgulino Cruz FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21583

Palabras clave:

Tecnologia. Currículo. Docência. Desafios. Inovação.

Resumen

O estudo teve como tema a inserção das tecnologias digitais no currículo escolar e os desafios enfrentados pelos docentes nesse processo. A pesquisa partiu do problema relacionado às dificuldades encontradas pelos professores em incorporar os recursos tecnológicos ao ensino e em utilizá-los de forma pedagógica e significativa. Teve como objetivo geral analisar as principais barreiras que dificultaram essa inserção, com ênfase nos aspectos formativos, estruturais e pedagógicos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu reunir e interpretar diferentes perspectivas teóricas sobre a temática. O desenvolvimento abordou a insuficiência da formação docente para o uso das tecnologias, a precariedade da infraestrutura escolar, a desigualdade de acesso aos recursos digitais e a resistência pedagógica diante das mudanças exigidas pelo contexto educacional contemporâneo. As considerações finais indicaram que a integração tecnológica depende de um conjunto de ações articuladas, como a oferta de formação continuada, investimentos em infraestrutura e revisão de práticas pedagógicas. Constatou-se que a superação dos obstáculos requer esforços institucionais e políticas públicas eficazes, além de novos estudos que aprofundem a compreensão do tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Alves da Silva Ferreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Alessandra Ferreira dos Santos Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Fernanda Araújo Alves Alcântara, UFC

Mestra em Estudos da Tradução, Universidade Federal do Ceará (UFC) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET).

Marcos Antônio Bernardino, Faculdade Unidade de Vitória

Mestrando em Ciências das Religiões, Faculdade Unidade de Vitória.

Nayara Pablyne Silva Rodrigues, FAVENI

Pós-graduada em Psicopedagogia, Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Patrícia Miranda Soares Zimmermann, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Priscilla Miranda Soares, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Wesley Virgulino Cruz, FICS

Mestrando em Ciências da Educação, Facultad de Ciencias Sociales Interamericana (FICS).

Publicado

2025-10-15

Cómo citar

Ferreira, R. A. da S., Oliveira, A. F. dos S., Alcântara, F. A. A., Bernardino, M. A., Rodrigues, N. P. S., Zimmermann, P. M. S., … Cruz, W. V. (2025). A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR DESAFIOS E RESISTÊNCIAS DOCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2412–2420. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21583