INTEGRAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUTAINMENT: TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDUCACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21525

Palabras clave:

Inteligência Artificial. Edutainment. Educação.

Resumen

Este artigo explora a integração da Inteligência Artificial (IA) e do Edutainment como uma abordagem inovadora na educação, visando transformar o processo de ensino-aprendizagem em um ambiente mais envolvente e adaptado às demandas contemporâneas. O estudo tem como objetivo investigar como essa combinação pode potencializar a personalização do ensino e o engajamento dos estudantes, superando as limitações das metodologias tradicionais. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, utilizando o método dedutivo para analisar e interpretar as contribuições de diferentes autores sobre o tema. A pesquisa revelou que, apesar do potencial significativo, a falta de uma integração eficaz entre IA e Edutainment pode comprometer a personalização e o engajamento na educação moderna, ressaltando a necessidade de um planejamento estratégico e uma implementação cuidadosa dessas tecnologias. Além disso, destaca-se a importância da formação contínua de educadores e da consideração de aspectos éticos na adoção dessas inovações. O estudo conclui que, com uma integração adequada, a IA e o Edutainment têm o potencial de revolucionar a educação, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, personalizada e conectada às realidades do século XXI.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clodoaldo Matias da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em História pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Ensino de Filosofia, Sociologia e História; Neuropsicopedagogia e Psicanalise Clínica; Psicanálise, Psicoterapia e Psicopatologia do Adolescente; e, Cultura Indígena e Afro-brasileira pela Faculdade do Leste Mineiro - FACULESTE. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE. Membro do Núcleo de Produção Cientifica e Editoração do Curso de Direito da UEA - NEDIR/UEA. Editor Assistente da Equidade: Revista Eletrônica de Direito da UEA. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3923-8839.

Adriane de Oliveira Santos, Centro Educacional Anhanguera

Especialista em Psicopedagogia e Formação de Jovens e Adultos (EJA) pelo Centro Educacional Anhanguera. Graduada em Pedagogia pelo Centro Educacional Anhanguera. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-0566-5286.

Maria das Graças Maciel de Oliveira, UniNorte

Mestre em Educação pela Universidade Postegrado UniNorte, Assunção - Paraguai. Licenciada em Pedagogia em Pedagogia pela Nilton Lins. Especialista em Gestão de Currículos e Desenvolvimentos em Práticas Pedagógicas pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-1529-9950.

Janderson Gustavo Soares de Almeida, UNESA

Doutorando em Educação e Cultura – UNESA. Mestre em Educação – UNESA. Especialista em Docência do Ensino Superior - Uniasselvi, Licenciado em História, Pedagogia e Ciências Sociais - Uniasselvi. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7072-8561. 

Publicado

2025-10-13

Cómo citar

Silva, C. M. da, Santos, A. de O., Oliveira, M. das G. M. de, & Almeida, J. G. S. de. (2025). INTEGRAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUTAINMENT: TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1753–1768. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21525