NATIVOS DIGITAIS EM SALA DE AULA: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA

Autores/as

  • Vanessa Braga Libano Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21518

Palabras clave:

Geração digital. Docência. Práticas digitais. Inteligência artificial. Educação.

Resumen

O estudo analisou de que maneira as práticas digitais da geração digital impactaram o trabalho docente no contexto escolar. Partiu-se do problema de como os estudantes, ao incorporarem práticas digitais em seu cotidiano, influenciaram o ensino e a mediação do conhecimento. O objetivo consistiu em compreender os efeitos dessas práticas sobre a docência, identificando os desafios e possibilidades para a atuação do professor. A pesquisa, de caráter bibliográfico, utilizou abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na análise de artigos científicos, livros e repositórios digitais. O desenvolvimento evidenciou que a atenção fragmentada, a preferência por conteúdos rápidos e a diversidade de recursos digitais exigiram novas metodologias, planejamento pedagógico crítico e formação docente permanente. Também foi observado que a inteligência artificial ampliou oportunidades de personalização do ensino, embora tenha trazido desafios éticos e metodológicos. As considerações finais indicaram que a docência precisou ser ressignificada, reforçando o papel do professor como mediador e orientador, capaz de articular tecnologias digitais a aprendizagens críticas e significativas. Concluiu-se que, embora o estudo tenha destacado contribuições relevantes, ainda são necessários novos trabalhos para aprofundar a análise diante da constante evolução tecnológica.

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Biografía del autor/a

Vanessa Braga Libano, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Publicado

2025-10-11

Cómo citar

Libano, V. B. (2025). NATIVOS DIGITAIS EM SALA DE AULA: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1553–1561. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21518