DO ANTROPOCENTRISMO À SENCIÊNCIA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, CIENTÍFICOS E ÉTICOS

Autores/as

  • João Paulo de Siqueira Ferreira ASCES
  • Henrique Rodrigues Lelis Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21496

Palabras clave:

Antropocentrismo. Senciência animal. Ética. Neurociência. Personalidade jurídica.

Resumen

Com sustento em justificativas religiosas, filosóficas e científicas, a construção histórica do pensamento ocidental moldou uma concepção antropocêntrica que por séculos relegou os animais à condição de meros objetos instrumentalizados pelos seres humanos. Este artigo tem por objetivo analisar a transição paradigmática dessa visão para o reconhecimento da senciência animal, destacando seus fundamentos filosóficos, a consolidação científica da consciência em espécies não humanas, e a necessidade da aplicação das implicações éticas e jurídicas contemporâneas. Partindo das concepções clássicas de Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Descartes, o estudo percorre os marcos que sustentaram a hierarquia entre seres humanos e demais animais. Em contraponto, apresenta-se a emergência da senciência como critério moral com Jeremy Bentham, o impacto da teoria evolutiva de Darwin, os avanços da neurociência comparada e as declarações internacionais que reconhecem a consciência animal. Por fim, evidencia-se o papel do conceito de senciência na fundamentação ética para a proteção jurídica dos animais, sinalizando uma ruptura com a tradição antropocentrista e a adoção de um modelo sencentrista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Paulo de Siqueira Ferreira, ASCES

Bacharel em Direito - Pós-graduado em Direito Constitucional Aplicado pelo Damásio formado na ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior)

Henrique Rodrigues Lelis, Veni Creator Christian University

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - Professor da Veni Creathor University.

Publicado

2025-10-15

Cómo citar

Ferreira, J. P. de S., & Lelis, H. R. (2025). DO ANTROPOCENTRISMO À SENCIÊNCIA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, CIENTÍFICOS E ÉTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2537–2554. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21496