O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE À PREVENÇÃO E RASTREIO DO HLTV EM GESTANTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores/as

  • Maria Janilly Pedrosa de Oliveira Centro Universitário Santa Maria
  • Andréa dos Santos Menezes Centro Universitário Santa Maria
  • Letícia de Oliveira Morais Centro Universitário Santa Maria
  • Daiane Sampaio Barroso Centro Universitário Inta
  • Aracele Gonçalves Vieira Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Raquel Antunes Casimiro Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21454

Palabras clave:

Htlv. Gestantes. Rastreio. Atenção Primária à Saúde. Pré-natal.

Resumen

Introdução: O HTLV, um retrovírus oncogênico humano causador de patologias como leucemia e paraparesia espástica tropical, é uma doença silenciosa de difícil acompanhamento dos infectados. Sua transmissão vertical, especialmente por meio do aleitamento materno, é um dos principais meios de contaminação, representando um desafio no contexto da saúde materno-infantil. Apesar de fazer parte das doenças de notificação compulsória na gestação, seu rastreio ainda não faz parte dos exames obrigatórios do pré-natal ofertados pelo SUS. Evidenciando dessa forma, a necessidade de protagonismo dos enfermeiros na detecção precoce da infecção. Objetivo: Apresentar o papel do enfermeiro no rastreio do HTLV em gestantes na atenção primária. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com análise de artigos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis na íntegra, nos idiomas português e inglês, extraídos de bases como SciELO, BVS, LILACS, que abordassem o rastreio do HTLV por enfermeiros durante o pré-natal. Utilizando os descritores extraídos do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), com base nas palavras-chave: Htlv, gestantes, rastreio, atenção primária à saúde e pré-natal. Foram incluídos os artigos que tratavam-se de estudo de intervenção, randomizado, coorte multicêntrico, revisão sistemática, metanálise, disponíveis na íntegra, em português e inglês publicados nos últimos 10 anos, de acesso gratuito. Foram excluídos resumos, teses, dissertações, monografias. Resultados: Desta forma, está pesquisa tem como proposta demonstrar que a atuação qualificada do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde é fundamental para a prevenção do HTLV em gestantes, sobretudo, por meio da educação em saúde, orientações sobre o aleitamento materno e vigilância contínua das sorologias para as gestantes. Evidenciar a carência de políticas públicas voltadas à triagem da infecção. A partir disso, pretende-se contribuir com a ampliação do rastreio do HTLV nos protocolos de atenção à saúde materno-infantil e fortalecimento das práticas de cuidado integral no pré-natal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Janilly Pedrosa de Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Acadêmica do curso de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba.

Andréa dos Santos Menezes, Centro Universitário Santa Maria

Acadêmica do curso de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba.

Letícia de Oliveira Morais, Centro Universitário Santa Maria

Acadêmica do curso de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba.

Daiane Sampaio Barroso, Centro Universitário Inta

Enfermeira, formada pelo Centro Universitário Inta, Sobral, Ceará.

Aracele Gonçalves Vieira, Centro Universitário Santa Maria

Orientadora do curso de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba. fisioterapeuta. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba.

Maria Raquel Antunes Casimiro, Centro Universitário Santa Maria

Coorientadora. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba. Enfermeira.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Coorientadora. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba. Enfermeira.

Publicado

2025-10-15

Cómo citar

Oliveira, M. J. P. de, Menezes, A. dos S., Morais, L. de O., Barroso, D. S., Vieira, A. G., Casimiro, M. R. A., & Souza, A. C. de. (2025). O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE À PREVENÇÃO E RASTREIO DO HLTV EM GESTANTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2358–2380. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21454