PRÁTICAS ASSISTENCIAIS NO PRÉ-NATAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MATERNO-INFANTIL E A PREVENÇÃO DE AGRAVOS

Autores/as

  • Emannoelly Germano de Lira Santos Centro Universitário Santa Maria
  • Lavínia Geyse dos Santos Passos Centro Universitário Santa Maria
  • Kenia Virginia Casimiro Centro Universitário Santa Maria
  • Renata Livia Silva Fonseca Moreira de Medeiros Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21407

Palabras clave:

Assistência de Enfermagem. Saúde Materno-Infantil. Cuidado Pré-Natal.

Resumen

Introdução: A saúde materno-infantil no Brasil tem recebido atenção constante, com a implementação de políticas como a Rede Cegonha, que visa melhorar o acesso e a qualidade do pré-natal, parto, puerpério e cuidados para mulheres e crianças. O pré-natal é essencial para a detecção precoce de riscos à saúde da gestante e do bebê, sendo um direito garantido pelo SUS. Objetivo: identificar práticas assistenciais no pré-natal para a promoção da saúde materno-infantil e a prevenção de agravos. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, elaborada a partir da questão: Quais as práticas assistenciais no pré-natal para a promoção da saúde materno-infantil e a prevenção de agravos? A coleta de dados foi realizada de forma dupla, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio de buscas em fontes científicas específicas, como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: “assistência de enfermagem; saúde materno-infantil; cuidado pré-natal”. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2025. Os critérios de inclusão abrangeram artigos completos, disponíveis em português e inglês, publicados entre 2020 e 2025. Foram excluídos estudos duplicados, relatos de experiência, revisões, resumos de eventos e outros materiais que não se alinharam à questão norteadora e ao tema da pesquisa. Os descritores foram combinados usando o operador booleano AND. A coleta envolveu a leitura completa dos artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Após essa leitura, os dados extraídos foram organizados em quadros ou tabelas para facilitar a visualização e discutidos conforme a literatura. Resultados e discussão: As práticas assistenciais no pré-natal, centradas na enfermagem, envolvem cuidado integral, ações educativas, apoio emocional e detecção precoce de riscos, garantindo maior segurança à mãe e ao bebê. A regularidade das consultas, o vínculo de confiança e a atuação multiprofissional fortalecem a adesão ao cuidado e a prevenção de complicações. Com apoio de políticas públicas e tecnologias, essas práticas promovem saúde materno-infantil, embora ainda enfrentem desafios estruturais e sociais. CONCLUSÃO: A enfermagem no pré-natal é essencial para promover a saúde materno-infantil e prevenir agravos, unindo cuidado clínico, educativo, emocional e multiprofissional com foco na integralidade, humanização e equidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emannoelly Germano de Lira Santos, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Lavínia Geyse dos Santos Passos, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Kenia Virginia Casimiro, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Renata Livia Silva Fonseca Moreira de Medeiros, Centro Universitário Santa Maria

Doutora. Centro Universitário Santa Maria.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Especialista pelo Centro Universitário Santa Maria. Docente do Centro Universitário Santa Maria. Centro Universitário Santa Maria.

Geane Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Docente do Centro Universitário Santa Maria. Mestre em Enfermagem pela UFPB.

Publicado

2025-10-10

Cómo citar

Santos, E. G. de L., Passos, L. G. dos S., Casimiro, K. V., Medeiros, R. L. S. F. M. de, Souza, A. C. de, & Oliveira, G. S. (2025). PRÁTICAS ASSISTENCIAIS NO PRÉ-NATAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MATERNO-INFANTIL E A PREVENÇÃO DE AGRAVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1458–1468. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21407