PERCEPÇÃO E DESAFIOS DOS DISCENTES DE CONTABILIDADE NAS ATIVIDADES DO NAF: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Milena Barros Bringel Universidade Federal do Cariri
  • Mário César Sousa de Oliveira Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21310

Palabras clave:

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Ciências Contábeis. Experiência prática. Formação profissional. Desafios.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar através, tanto do estudo bibliográfico quanto do levantamento de dados, por meio da realização de um questionário com os discentes do Curso de Ciências Contábeis sobre as atividades desenvolvidas no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), destacando os desafios enfrentados pelos estudantes e a importância dessa experiência prática na sua formação profissional, além de analisar a percepção dos discentes de Ciências Contábeis em relação às atividades do NAF, abordando principalmente inúmeros desafios enfrentados e a relevância de todo aprendizado vivenciado para a prática e suas contribuições para a vida profissional, tendo em vista que o NAF é visto como uma extensão universitária, que oferece suporte contábil gratuito à comunidade, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, onde foi realizada por meio de estudos de artigos e estudos já existentes, além do levantamento, obtido através do formulário enviado para os alunos do Curso em estudo, sobre o programa, abordando questões relativas à experiência prática, aos desafios encontrados nas atividades e as contribuições do NAF para o desenvolvimento de habilidades técnicas.Nesse viés pode-se perceber que os estudos indicam que, apesar das dificuldades relacionadas à complexidade das demandas e à falta de familiaridade com as situações práticas, a maioria dos estudos sobre os acadêmicos do curso destaca a relevância do NAF para a compreensão da contabilidade na prática, o fortalecimento do aprendizado e a preparação para o mercado de trabalho. Nesse sentido o NAF desempenha um papel importante na formação profissional do estudante, contribuindo para a formação de contadores capacitados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milena Barros Bringel, Universidade Federal do Cariri

Discente de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Mário César Sousa de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Doutor, Professor orientador. Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Publicado

2025-10-09

Cómo citar

Bringel, M. B., & Oliveira, M. C. S. de. (2025). PERCEPÇÃO E DESAFIOS DOS DISCENTES DE CONTABILIDADE NAS ATIVIDADES DO NAF: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1252–1269. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21310