ENTRE RIOS SECOS E COMUNIDADES RESISTENTES: AS ESTIAGENS NO AMAZONAS COMO DESAFIO CLIMÁTICO E TERRITORIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21306

Palabras clave:

Adaptação. Amazônia. Estiagem. Mudanças climáticas. Território.

Resumen

As mudanças climáticas têm intensificado eventos extremos na Amazônia, sendo as grandes estiagens de 2023 e 2024 exemplos críticos desse processo. Este estudo analisa seus impactos no estado do Amazonas, com ênfase na relação entre colapso hídrico, reorganização territorial e estratégias adaptativas locais. Adota-se abordagem qualitativa, com análise de dados meteorológicos, relatórios técnicos e registros institucionais. Os resultados indicam prejuízos ao abastecimento de água, transporte fluvial, produção industrial e saúde pública, afetando sobretudo populações ribeirinhas. Embora medidas emergenciais tenham sido tomadas, a resposta institucional mostra-se fragmentada e reativa. Conclui-se que há necessidade urgente de políticas públicas sustentáveis, com base em justiça ambiental, participação comunitária e adaptação territorial ao clima, visando mitigar vulnerabilidades na região amazônica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clodoaldo Matias da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em História pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Ensino de Filosofia, Sociologia e História; Neuropsicopedagogia e Psicanalise Clínica; Psicanálise, Psicoterapia e Psicopatologia do Adolescente; e, Cultura Indígena e Afro-brasileira pela Faculdade do Leste Mineiro - FACULESTE. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE. Membro do Núcleo de Produção Cientifica e Editoração do Curso de Direito da UEA - NEDIR/UEA. Editor Assistente da Equidade: Revista Eletrônica de Direito da UEA. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3923-8839.

Publicado

2025-09-30

Cómo citar

Silva, C. M. da. (2025). ENTRE RIOS SECOS E COMUNIDADES RESISTENTES: AS ESTIAGENS NO AMAZONAS COMO DESAFIO CLIMÁTICO E TERRITORIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3900–3916. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21306