O LÚDICO COMO CAMINHO PARA A LITERATURA ANTIRRACISTA: UMA LEITURA DE AMORAS, DE EMICIDA

Autores/as

  • Rosimeire dos Santos São Luís University
  • Camila Carla de Paula Matos São Luís University
  • Luciene dos Anjos Calatrone São Luís University
  • Wenderson Murilo dos Santos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21301

Palabras clave:

Ludicidade. Literatura Infantil. Antirracismo. Amoras. Mediação de Leitura.

Resumen

Este artigo analisa a importância do lúdico como estratégia de mediação para a literatura infantil de caráter antirracista, tendo como objeto de estudo a obra Amoras (2018), do brasileiro Emicida. Parte-se do entendimento de que o lúdico, compreendido como dimensão do brincar, do jogo e da criatividade, constitui um recurso essencial para a aprendizagem e a formação cultural dos sujeitos. Os estudos clássicos de Vygotsky (1998), Huizinga (2000) e Kishimoto (2011) apontam para a centralidade do brincar no desenvolvimento humano, mas pesquisas mais recentes têm ampliado esse debate ao evidenciar sua relevância em contextos educativos diversos (Brougère, 2010; Santos, 2016; Schlindwein; Laterman; Peters, 2017; Wajskop, 2018; Carvalho, 2020; Soares, 2021). Nesse sentido, busca-se evidenciar como a ludicidade potencializa a leitura literária, transformando-a em experiência prazerosa, crítica e significativa. No caso específico de Amoras, a narrativa enfatiza a valorização da identidade negra e da autoestima das crianças, configurando-se como uma literatura de resistência e afirmação, alinhada ao movimento de promoção da representatividade e do enfrentamento ao racismo. Defende-se que o lúdico, quando articulado à literatura infantil de caráter antirracista, possibilita práticas pedagógicas que unem imaginação, encantamento e consciência social. Conclui-se que essa articulação contribui para a formação de leitores críticos, para o fortalecimento de identidades positivas e para a consolidação de uma educação plural e democrática, que reconhece a diversidade como um valor fundamental.

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Biografía del autor/a

Rosimeire dos Santos, São Luís University

Aluna do programa de pós-graduação – nível mestrado na São Luís University.

Camila Carla de Paula Matos, São Luís University

Aluna do programa de pós-graduação – nível mestrado na São Luís University.

Luciene dos Anjos Calatrone, São Luís University

Aluna do programa de pós-graduação – nível mestrado na São Luís University.

Wenderson Murilo dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Aluno do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia.

Publicado

2025-11-15

Cómo citar

Santos, R. dos, Matos, C. C. de P., Calatrone, L. dos A., & Santos, W. M. dos. (2025). O LÚDICO COMO CAMINHO PARA A LITERATURA ANTIRRACISTA: UMA LEITURA DE AMORAS, DE EMICIDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4101–4118. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21301