SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS: IMPACTO NA AUTOCONFIANÇA DE PROFESSORES DO DISTRITO DE BURARAMA-ES, BRASIL

Autores/as

  • Gilbânia Rafael Landi Multivix
  • Karla Sant´Anna Cunha Multivix
  • Laryssa Pinheiro Multivix
  • Laydson Alves Multivix
  • Marco Antônio Lucena da Motta Multivix
  • Milla Moreira Barbosa Multivix
  • Walace Fraga Rizo Multivix

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21286

Palabras clave:

Primeiros Socorros. Saúde Escolar. Capacitação em Emergências. Formação de Professores. Treinamento Simulado.

Resumen

Em emergências, o conhecimento em primeiros socorros é crucial para evitar desfechos desfavoráveis. O ambiente escolar frequentemente carece de capacitação adequada de professores nesta área, comprometendo a segurança educacional. O objetivo foi implementar um programa de capacitação em primeiros socorros para professores de uma escola estadual no município de Burarama-ES. O estudo de intervenção qualitativa foi realizado por meio de oficinas teórico-práticas sobre reanimação cardiopulmonar (RCP) e protocolos de emergência. Os participantes apresentaram lacunas de conhecimento inicial, particularmente em técnicas de RCP. O engajamento ativo nas simulações práticas resultou em melhora significativa das habilidades, com relato de maior confiança no manejo de emergências. A supervisão individualizada mostrou-se essencial para a aprendizagem efetiva. O treinamento prático em primeiros socorros melhora significativamente a preparação docente para emergências escolares, constituindo um modelo de aprendizagem eficaz que deve ser expandido para outras instituições de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilbânia Rafael Landi, Multivix

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Karla Sant´Anna Cunha, Multivix

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Laryssa Pinheiro, Multivix

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Laydson Alves, Multivix

Acadêmico de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Marco Antônio Lucena da Motta, Multivix

Acadêmico de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Milla Moreira Barbosa, Multivix

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Walace Fraga Rizo, Multivix

Doutor em Ciências USP/RP e Professor Orientador do Centro Universitário – Multivix – ES.

 

 

Publicado

2025-10-02

Cómo citar

Landi, G. R., Cunha, K. S., Pinheiro, L., Alves, L., Motta, M. A. L. da, Barbosa, M. M., & Rizo, W. F. (2025). SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS: IMPACTO NA AUTOCONFIANÇA DE PROFESSORES DO DISTRITO DE BURARAMA-ES, BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 317–326. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21286