UM NOVO CONCEITO DE ERP ACADÊMICO PARA IES EAD – PORTAIS INTEGRADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21258Palabras clave:
Sistema de Gestão Acadêmica. Educação a Distância. Gestão de Polos. Inteligência Artificial. Low-code.Resumen
A expansão da Educação a Distância (EaD) intensificou a demanda por soluções de gestão acadêmica que superem a fragmentação de sistemas e os altos custos de licenciamento tradicionais, especialmente para a gestão de múltiplos polos. Este artigo apresenta o desenvolvimento e a avaliação do Send Educacional, um Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) concebido para Instituições de Ensino Superior (IES) EaD. Sua arquitetura modular e a gestão nativa de polos, combinadas com a integração estratégica de Inteligência Artificial (IA) para automação e análise preditiva, oferecem um modelo de solução eficiente e escalável. Utilizando uma metodologia híbrida (Scrum e BPMN) e a plataforma low-code GeneXus, o projeto foi implementado e avaliado na Faculdade do Comércio (FAC-SP). Através de um estudo de caso qualitativo baseado em entrevistas com stakeholders, os resultados demonstram redução de 80% no tempo médio de atendimento, gestão transparente de polos, fortalecimento da conformidade regulatória e melhoria na experiência do usuário. O Send Educacional estabelece um modelo replicável de transformação digital, impulsionando a competitividade e a sustentabilidade no setor educacional brasileiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY