ESPECIFICIDADES DA PESQUISA NO CONTEXTO DAS DISSERTAÇÕES DO PROFEPT IFFAR - RS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21244Palabras clave:
Análise de Conteúdo. Dissertação de Mestrado. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Metodologia de Pesquisa. Produto Educacional.Resumen
Este estudo analisa as abordagens metodológicas, os procedimentos de pesquisa e os produtos educacionais presentes em 51 dissertações do programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFFar - Campus Jaguari, entre 2019 e 2023. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando como procedimento de coleta/construção[1] de dados a pesquisa bibliográfica e na análise trabalhamos a luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). Os resultados mostraram a predominância da abordagem qualitativa (41 trabalhos), seguida de abordagem mista (8) e quantitativa (2). A maior parte dos estudos priorizou as populações formadas por estudantes e professores, utilizando procedimentos como entrevistas, análise documental e questionários. Quanto aos produtos educacionais, destacou-se a diversidade de formatos, incluindo cursos, materiais didáticos, softwares e serviços técnicos, alinhados às demandas da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa reforça a importância do uso de metodologias variadas e inovadoras para promover a qualificação de profissionais e a melhoria das práticas educativas no campo da EPT, evidenciando o papel central do programa na produção de conhecimentos e recursos pedagógicos relevantes. Optamos por deixar ambas as expressões, pois embora acreditemos no processo de construção de dados, entendemos importante o diálogo com diferentes estudos e pesquisas, do mesmo modo, que entendemos que os dados não são tão “dados” assim, ou seja, são produzidos, mas não iremos adentrar tão densamente nessa discussão.
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