ESPECIFICIDADES DA PESQUISA NO CONTEXTO DAS DISSERTAÇÕES DO PROFEPT IFFAR - RS

Autores/as

  • Luana Kézia Pereira Noronha Instituto Federal Farroupilha
  • Shirlei Oliveira da Silva da Cruz Instituto Federal Farroupilha
  • Eliane Quincozes Porto Instituto Federal Farroupilha
  • Josete Bitencourt Cardoso Instituto Federal Farroupilha
  • Ana Cláudia de Oliveira da Silva Instituto Federal Farroupilha
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21244

Palabras clave:

Análise de Conteúdo. Dissertação de Mestrado. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Metodologia de Pesquisa. Produto Educacional.

Resumen

Este estudo analisa as abordagens metodológicas, os procedimentos de pesquisa e os produtos educacionais presentes em 51 dissertações do programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFFar - Campus Jaguari, entre 2019 e 2023. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando como procedimento de coleta/construção[1] de dados a pesquisa bibliográfica e na análise trabalhamos a luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). Os resultados mostraram a predominância da abordagem qualitativa (41 trabalhos), seguida de abordagem mista (8) e quantitativa (2). A maior parte dos estudos priorizou as populações formadas por estudantes e professores, utilizando procedimentos como entrevistas, análise documental e questionários. Quanto aos produtos educacionais, destacou-se a diversidade de formatos, incluindo cursos, materiais didáticos, softwares e serviços técnicos, alinhados às demandas da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa reforça a importância do uso de metodologias variadas e inovadoras para promover a qualificação de profissionais e a melhoria das práticas educativas no campo da EPT, evidenciando o papel central do programa na produção de conhecimentos e recursos pedagógicos relevantes. Optamos por deixar ambas as expressões, pois embora acreditemos no processo de construção de dados, entendemos importante o diálogo com diferentes estudos e pesquisas, do mesmo modo, que entendemos que os dados não são tão “dados” assim, ou seja, são produzidos, mas não iremos adentrar tão densamente nessa discussão.

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Biografía del autor/a

Luana Kézia Pereira Noronha, Instituto Federal Farroupilha

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia, bolsista de iniciação científica PIBIC - CNPq; Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. 

Shirlei Oliveira da Silva da Cruz, Instituto Federal Farroupilha

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia bolsista de iniciação científica. Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. 

Eliane Quincozes Porto, Instituto Federal Farroupilha

Licenciada em Educação Especial; Mestra em Educação Profissional e Tecnológica; Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Docente de Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Instituto Federal Farroupilha.

Josete Bitencourt Cardoso, Instituto Federal Farroupilha

Letras Português Espanhol e Respectivas Literaruras; Especialista em Educação Ambiental; Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social; Instituto Federal Farroupilha. 

Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Instituto Federal Farroupilha

Licenciada em Letras Português, Mestre e Doutora em Letras, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT); Instituto Federal Farroupilha.

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, Professor do Instituto Federal Farroupilha, Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT); Instituto Federal Farroupilha.

Publicado

2025-09-26

Cómo citar

Noronha, L. K. P., Cruz, S. O. da S. da, Porto, E. Q., Cardoso, J. B., Silva, A. C. de O. da, & Brancher, V. R. (2025). ESPECIFICIDADES DA PESQUISA NO CONTEXTO DAS DISSERTAÇÕES DO PROFEPT IFFAR - RS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3557–3575. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21244