ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: AS BARREIRAS TECNOLÓGICAS ENFRENTADAS POR PROFESSORES NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO

Autores/as

  • Elves Eleandro da Silva Morais Veni Creator Christian University
  • Maria Priscila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21231

Palabras clave:

Ensino remoto. Tecnologias educacionais. Professores.

Resumen

A tecnologia foi importante no ensino remoto durante a pandemia trouxe diversos desafios para os professores, incluindo a falta de acesso a equipamentos e internet, a necessidade de adaptação a novas plataformas e a ausência de formação adequada para o uso dessas ferramentas. A educação por sua vez através das tecnologias apresenta mudanças no que se refere ao uso das tecnologias para fins pedagógicos. Inserir as tecnologias de forma positiva na educação não é tarefa fácil, pois, exige esforço e preparo de todos que fazem parte da escola, constituindo assim um grande desafio para professores, porém mesmo em meio a inúmeras demandas é possível perceber também suas grandes contribuições no processo de ensino e aprendizagem se utilizada com direcionamento. Para tanto, foram convidados dois docentes de áreas distintas como forma de firmar uma análise dos principais desafios e dificuldades em relação à temática da transformação tecnológica no cotidiano educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elves Eleandro da Silva Morais, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Priscila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Docente pela Veni Creator Christian University. Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Publicado

2025-09-29

Cómo citar

Morais, E. E. da S., & Santos, M. P. M. dos. (2025). ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: AS BARREIRAS TECNOLÓGICAS ENFRENTADAS POR PROFESSORES NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3821–3833. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21231