DESAFIOS DIANTE DA MODALIDADE REMOTA NA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
doi.org/10.29327/211653.6.11-4
Palabras clave:
Desafios. Pandemia. Prática de ensino.Resumen
Diante da pandemia causada pela COVID-19, diversas atividades foram afetadas, entre as quais a educação posiciona-se como uma das mais avariadas, especialmente a educação pública. O afastamento social imposto pelas autoridades sanitárias provocou o fechamento dos estabelecimentos educacionais, paralisando as atividades pedagógicas. No entanto, a rede privada de ensino em sua maior parcela, deu continuidade às atividades pedagógicas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, que viabilizaram o ensino remoto. Diante da emergência em continuar o ensino, coube aos docentes adaptarem-se às novas metodologias de ensino. O presente estudo buscou avaliar os desafios dos docentes diante da modalidade remota de ensino, ponderando a percepção desses profissionais quanto à eficácia da modalidade remota, ao engajamento dos alunos e à familiaridade com as tecnologias empregadas. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratória, descritiva e explicativa. O método utilizado foi o hipotético dedutivo. Os achados apontam que as escolas privadas mantiveram as atividades pedagógicas após o fechamento das escolas, por meio da educação à distância. Os docentes relataram baixo nível de engajamento dos alunos, e apontaram diversos entraves à prática pedagógica de modo remoto, como carência de formação ao modelo remoto e abstenção dos alunos. Além disso, os profissionais de educação relataram que o modelo remoto ainda não substitui o modelo presencial de ensino, bem como apontaram que melhorias no modelo remoto precisam ser feitas, para que a aprendizagem seja mais eficaz.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Atribuição CC BY