IMPACTO DO TREINO DE DUPLA TAREFA NA MARCHA DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON: UMA ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA

Autores/as

  • Debora Ferreira Martins Universidade Nilton Lins
  • Rafaella de Souza Pereira Rodrigues Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21198

Palabras clave:

Doença de Parkinson. Marcha. Dupla Tarefa.

Resumen

A Doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurodegenerativa progressiva caracterizada por sintomas motores e não motores, que comprometem significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Entre os sintomas motores, a alteração da marcha e a instabilidade postural se destacam como fatores determinantes de incapacidade funcional. Nesse contexto, o treino de dupla tarefa tem se mostrado uma estratégia promissora na fisioterapia, visando a melhoria da coordenação motora e da independência funcional. O presente estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa, o impacto do Treino de Dupla Tarefa (TDT) na marcha de indivíduos com Doença de Parkinson. Foram selecionados artigos publicados entre 2015 e 2025, nas bases PubMed, Scielo, LILACS e repositórios acadêmicos, utilizando descritores em saúde (DeCS/MeSH). Os resultados apontaram que o treino de dupla tarefa contribui para a melhora do padrão de marcha, aumento da velocidade, redução de episódios de freezing e maior segurança na deambulação. Conclui-se que essa abordagem fisioterapêutica representa um recurso eficaz, mas ainda necessita de protocolos padronizados para sua implementação clínica.

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Biografía del autor/a

Debora Ferreira Martins, Universidade Nilton Lins

Acadêmica do 10° Período de Fisioterapia, Universidade Nilton Lins.

Rafaella de Souza Pereira Rodrigues, Universidade Nilton Lins

Professora Mestra e Fisioterapeuta Orientadora. Universidade Nilton Lins. 

Publicado

2025-11-17

Cómo citar

Martins, D. F., & Rodrigues, R. de S. P. (2025). IMPACTO DO TREINO DE DUPLA TAREFA NA MARCHA DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON: UMA ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4830–4841. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21198