MOVIMENTO E ESPAÇO: RELAÇÕES ENTRE DESENVOLVIMENTO MOTOR E ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS RIBEIRINHAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21188Palabras clave:
Educação ribeirinha. Desenvolvimento motor. Acessibilidade arquitetônica. Inclusão escolar. Amazônia.Resumen
As comunidades ribeirinhas da Amazônia enfrentam desafios singulares que afetam diretamente a oferta e a qualidade da educação, entre eles a precariedade da infraestrutura escolar e as condições ambientais que influenciam o cotidiano das crianças. Este artigo teve como objetivo analisar, a partir da literatura científica existente, as relações entre desenvolvimento motor infantil e acessibilidade arquitetônica em escolas ribeirinhas, buscando compreender como o espaço físico pode favorecer ou limitar a promoção de habilidades motoras e a inclusão educacional. Para tanto, realizou-se uma revisão de estudos nacionais que abordam educação ribeirinha, desenvolvimento motor e acessibilidade, sistematizando evidências teóricas disponíveis. Os resultados mostraram que, embora haja pesquisas separadas sobre o desenvolvimento motor de crianças ribeirinhas e sobre as condições de infraestrutura e acessibilidade das escolas amazônicas, não foram encontrados trabalhos que articulem de forma direta essas duas temáticas. Essa lacuna evidencia a ausência de análises que considerem, simultaneamente, como o espaço escolar influencia o desenvolvimento motor e a inclusão. Conclui-se, portanto, que essa ausência de estudos integrados reforça a necessidade de investigações futuras capazes de conectar os dois eixos, oferecendo subsídios mais consistentes para políticas de acessibilidade que também promovam o desenvolvimento motor infantil em contextos ribeirinhos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY