MOVIMENTO E ESPAÇO: RELAÇÕES ENTRE DESENVOLVIMENTO MOTOR E ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS RIBEIRINHAS

Autores/as

  • Sandra do Carmo Gomes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Laiane Alves Lula Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Mílvio da Silva Ribeiro UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21188

Palabras clave:

Educação ribeirinha. Desenvolvimento motor. Acessibilidade arquitetônica. Inclusão escolar. Amazônia.

Resumen

As comunidades ribeirinhas da Amazônia enfrentam desafios singulares que afetam diretamente a oferta e a qualidade da educação, entre eles a precariedade da infraestrutura escolar e as condições ambientais que influenciam o cotidiano das crianças. Este artigo teve como objetivo analisar, a partir da literatura científica existente, as relações entre desenvolvimento motor infantil e acessibilidade arquitetônica em escolas ribeirinhas, buscando compreender como o espaço físico pode favorecer ou limitar a promoção de habilidades motoras e a inclusão educacional. Para tanto, realizou-se uma revisão de estudos nacionais que abordam educação ribeirinha, desenvolvimento motor e acessibilidade, sistematizando evidências teóricas disponíveis. Os resultados mostraram que, embora haja pesquisas separadas sobre o desenvolvimento motor de crianças ribeirinhas e sobre as condições de infraestrutura e acessibilidade das escolas amazônicas, não foram encontrados trabalhos que articulem de forma direta essas duas temáticas. Essa lacuna evidencia a ausência de análises que considerem, simultaneamente, como o espaço escolar influencia o desenvolvimento motor e a inclusão. Conclui-se, portanto, que essa ausência de estudos integrados reforça a necessidade de investigações futuras capazes de conectar os dois eixos, oferecendo subsídios mais consistentes para políticas de acessibilidade que também promovam o desenvolvimento motor infantil em contextos ribeirinhos.

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Biografía del autor/a

Sandra do Carmo Gomes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Laiane Alves Lula, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Mílvio da Silva Ribeiro, UFPA

Doutor em Geografia. Universidade Federal do Pará (UFPA).

Publicado

2025-10-04

Cómo citar

Gomes, S. do C., Lula, L. A., & Ribeiro, M. da S. (2025). MOVIMENTO E ESPAÇO: RELAÇÕES ENTRE DESENVOLVIMENTO MOTOR E ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS RIBEIRINHAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 480–491. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21188