RADIOGRAFIA NO LEITO:EVIDÊNCIAS CLÍNICAS, SEGURANÇA E IMPACTOS NA PRÁTICA ASSISTENCIAL

Autores/as

  • Ana Clara da Silveira Madureira FAMINAS
  • Letícia Macedo de Andrade FAMINAS
  • Luísa de Oliveira Viana Costa FAMINAS
  • Vitória Dea Moraes de Alfredo FAMINAS
  • Márcio José Rosa Requeijo FAMINAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21186

Palabras clave:

Bedside radiography. Portable X-ray. Mobile Radiography.

Resumen

Esse artigo buscou discutir a relevância clínica da radiografia portátil e suas aplicações em diferentes contextos, como nas Unidades de Terapia Intensiva, neonatologia e em pacientes críticos, cenários nos quais esses se encontram restritos ao leito. A metodologia empregada no presente estudo consistiu em uma revisão de literatura, que contemplou trabalhos recentes e relevantes sobre a temática. Os resultados evidenciam que o Raio X de leito consiste em uma importante ferramenta, uma vez que propicia agilidade no atendimento e acesso mais democrático ao diagnóstico, como no caso dos pacientes que utilizam a ventilação mecânica. Além disso, gera redução de custos operacionais, enquanto ainda oferece um resultado de qualidade. Conclui-se que a radiografia portátil representa um recurso indispensável na prática clínica, contribuindo para a humanização do cuidado e decisões diagnósticas mais assertivas.

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Biografía del autor/a

Ana Clara da Silveira Madureira, FAMINAS

Discente, Faculdade de Minas (FAMINAS).

Letícia Macedo de Andrade, FAMINAS

Discente, Faculdade de Minas (FAMINAS).

Luísa de Oliveira Viana Costa, FAMINAS

Discente, Faculdade de Minas (FAMINAS).

Vitória Dea Moraes de Alfredo, FAMINAS

Discente, Faculdade de Minas (FAMINAS).

Márcio José Rosa Requeijo, FAMINAS

Professor titular da Faculdade de Minas. (FAMINAS).

Publicado

2025-09-29

Cómo citar

Madureira, A. C. da S., Andrade, L. M. de, Costa, L. de O. V., Alfredo, V. D. M. de, & Requeijo, M. J. R. (2025). RADIOGRAFIA NO LEITO:EVIDÊNCIAS CLÍNICAS, SEGURANÇA E IMPACTOS NA PRÁTICA ASSISTENCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3780–3789. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21186