CULTURA ETNOCÊNTRICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21075Palabras clave:
Diversidade Linguística. Etnocentrismo. Inclusão Educacional. Ensino de Português.Resumen
Este artigo analisa como a cultura etnocêntrica influencia o ensino da língua portuguesa no Brasil, especialmente em contextos educacionais. A imposição da norma culta e do português formal sobre as variações linguísticas regionais e culturais reforça desigualdades sociais, excluindo formas de fala comuns em comunidades indígenas, negras e periféricas. Embora políticas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) proponham uma valorização da diversidade linguística, a implementação prática nas escolas ainda é limitada e enfrenta resistência. Este estudo defende uma mudança de perspectiva que valorize todas as variantes da língua, considerando-as legítimas formas de expressão. O artigo também aponta a necessidade de reformulação na formação docente para preparar professores que respeitem e valorizem a diversidade linguística, promovendo uma educação inclusiva e democrática. Ao integrar as variações linguísticas ao ensino da língua portuguesa, espera-se que os alunos possam se ver representados, valorizados e respeitados, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
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