CULTURA ETNOCÊNTRICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Libânia Maria Pinheiro Borges Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21075

Palabras clave:

Diversidade Linguística. Etnocentrismo. Inclusão Educacional. Ensino de Português.

Resumen

Este artigo analisa como a cultura etnocêntrica influencia o ensino da língua portuguesa no Brasil, especialmente em contextos educacionais. A imposição da norma culta e do português formal sobre as variações linguísticas regionais e culturais reforça desigualdades sociais, excluindo formas de fala comuns em comunidades indígenas, negras e periféricas. Embora políticas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) proponham uma valorização da diversidade linguística, a implementação prática nas escolas ainda é limitada e enfrenta resistência. Este estudo defende uma mudança de perspectiva que valorize todas as variantes da língua, considerando-as legítimas formas de expressão. O artigo também aponta a necessidade de reformulação na formação docente para preparar professores que respeitem e valorizem a diversidade linguística, promovendo uma educação inclusiva e democrática. Ao integrar as variações linguísticas ao ensino da língua portuguesa, espera-se que os alunos possam se ver representados, valorizados e respeitados, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Libânia Maria Pinheiro Borges, Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay. Professora da escola pública do Estado do Rio Grande do Norte(SECD).

Publicado

2025-09-16

Cómo citar

Borges, L. M. P. (2025). CULTURA ETNOCÊNTRICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2087–2099. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21075