CONECTADOS OU EXCLUÍDOS. A INCLUSÃO DIGITAL COMO DIREITO E DESAFIO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21017Palabras clave:
Inclusão digital. Letramento digital. Cidadania. Políticas públicas. Desigualdade social.Resumen
Este artigo discute a inclusão digital como um direito fundamental e um desafio social na contemporaneidade. Parte-se do pressuposto de que a simples disponibilidade de equipamentos e conectividade não garante o pleno acesso à cidadania digital. O objetivo deste artigo é analisar a inclusão digital como instrumento essencial para a promoção da cidadania e da justiça social, destacando seus limites e potencialidades. Através de revisão teórica e análise de políticas públicas, investigam-se as múltiplas dimensões da exclusão digital — como acesso, uso e letramento — com ênfase em grupos vulneráveis, como pessoas idosas, de baixa renda e baixa escolaridade. São analisadas também práticas pedagógicas, metodologias de letramento digital e o papel da escola, da sociedade civil e do Estado na promoção do uso crítico e emancipatório das tecnologias. Conclui-se que a inclusão digital, compreendida como um processo educativo e social, deve articular infraestrutura, formação, mediação cultural e equidade para promover justiça social e participação cidadã efetiva.
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