AUTISMO: DOS LIMITES ÀS POTENCIALIDADES: UMA PERSPECTIVA FAMILIAR

Autores/as

  • Josiane Sezino Universidade Anhembi Morumbi
  • Stefanie Zapelini dos Passos Universidade UNESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20942

Palabras clave:

Autismo. Diagnóstico. Potencialidades. Convergências. Divergências. Cotidiano.

Resumen

O presente artigo objetiva estabelecer as relações entre as teorias científicas sobre o autismo e o cotidiano da família de uma criança com autismo, trazendo à luz a descrição do que o que é o autismo, seu diagnóstico, intervenção, limites e potencialidades, buscando saber como ocorre o diagnóstico e a intervenção, ressaltar o que é plasticidade cerebral e a relação desta com o autismo, identificar como a família recebe e lida com a notícia sobre o transtorno, citar o que muda na rotina familiar, investigar como é o contexto escolar no que se refere a inclusão da criança com autismo, descrever os principais limites e potencialidades da criança e, por fim, estabelecer as convergências e divergências entre as teorias e o cotidiano familiar da criança com autismo. Para o seu desenvolvimento optou-se por uma abordagem qualitativa do assunto, por meio de um estudo de caso, sendo realizada uma entrevista semiestruturada com uma mãe de uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autismo.

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Biografía del autor/a

Josiane Sezino, Universidade Anhembi Morumbi

Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica – Centro Universitário FAVENI, Licenciatura em Pedagogia – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Stefanie Zapelini dos Passos, Universidade UNESC

Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica – Faculdade Censupeg. Licenciatura em Pedagogia – Universidade UNESC. 

Publicado

2025-09-10

Cómo citar

Sezino, J., & Passos, S. Z. dos. (2025). AUTISMO: DOS LIMITES ÀS POTENCIALIDADES: UMA PERSPECTIVA FAMILIAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1570–1581. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20942