COBERTURA VACINAL INFANTIL DO IMUNIZANTE TRIPLICE VIRAL: ANÁLISE DE DADOS

Autores/as

  • Fernanda Marchi Durigon Ahn Centro Universitário FAG
  • Urielly Tayná da Silva de Lima Centro Universitário FAG
  • Fernanda Caroline Arraes Centro Universitário FAG
  • Carolina Primo Dallabrida Centro Universitário FAG
  • Maria Eduarda Pereira Centro Universitário FAG
  • Vitória Mara Vieira Darte Centro Universitário FAG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20859

Palabras clave:

Vacinação infantil. Imunização. Cobertura vacinal. Tríplice viral.

Resumen

A cobertura vacinal da população infantil é fundamental para a prevenção das diversas doenças imunológicas, proporcionando redução da mortalidade desse grupo, bem como acarretando a imunidade coletiva pela ampla cobertura. Sendo fato consolidado a importância do cronograma vacinal para a manutenção de status aceitável para doenças passiveis de prevenção, no período de 2019, ano em que se iniciou a pandemia por covid-19, observou-se um declínio dos índices de algumas imunizações no Brasil, incluindo-se nestas a tríplice viral. Se observa que a pandemia acarretou em massivo impacto perante a cobertura efetivada pela atenção primária, contudo, é de conhecimento de que a não adesão geralmente possui razão multifatorial, seja pela corrente de disseminação de informações incorretas sobre as vacinas, hesitação da própria população por crenças particulares, dificuldade de logística e acesso à imunização, influência do Estado no ponderamento de questões relativas ao tema, de modo que não se pode atribuir resultado negativo apenas à ocorrência da pandemia. O presente artigo busca analisar a razão pela ocorrência do supramencionado declínio, observando se as taxas já estavam em queda antes da pandemia, ou se está foi a principal causa da não adesão. Tal discussão é relevante, pois como consequência houve reintrodução viral no brasil resultando perda do certificado de erradicação, de modo que, considerando os riscos que o declínio vacinal sustentado acarreta, é primordial que Estado se alerte para a necessidade de implemento das medidas de estratégia que melhorem este cenário. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Marchi Durigon Ahn, Centro Universitário FAG

Discente do curso de medicina Centro Universitário FAG.

Urielly Tayná da Silva de Lima, Centro Universitário FAG

Docente do curso de medicina do Centro Universitário FAG, Graduada em medicina pela Universidade Federal do Para (2008). Especialista em Pediatria pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe. 

Fernanda Caroline Arraes, Centro Universitário FAG

Discente do curso de medicina Centro Universitário FAG.

Carolina Primo Dallabrida, Centro Universitário FAG

Discente do curso de medicina Centro Universitário FAG.

Maria Eduarda Pereira, Centro Universitário FAG

Discente do curso de medicina Centro Universitário FAG.

Vitória Mara Vieira Darte, Centro Universitário FAG

Discente do curso de medicina Centro Universitário FAG. 

Publicado

2025-09-08

Cómo citar

Ahn, F. M. D., Lima, U. T. da S. de, Arraes, F. C., Dallabrida, C. P., Pereira, M. E., & Darte, V. M. V. (2025). COBERTURA VACINAL INFANTIL DO IMUNIZANTE TRIPLICE VIRAL: ANÁLISE DE DADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1049–1058. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20859