O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Nelcilandia Figueiredo da Silva Arouca Christian Bussiness School
  •  Ana Paula Teixeira da Silva Christian Bussiness School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Bussiness School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20706

Palabras clave:

Coordenador. Formação. Docente.

Resumen

Este artigo tem por finalidade discutir o trabalho do coordenador pedagógico como articulador na formação continuada de professores da Educação básica. Este estudo tem por objetivo analisar a atuação do coordenador pedagógico como articulador no processo de formação continuada. O coordenador ele assume um papel de articulador nas práticas pedagógicas e educativas e também de formação para equipe docente afim de facilitar o processo de aprendizagem e interação entre professor e aluno mediando esse trabalho por meio do suporte pedagógico. Atualmente as instituições organizacionais buscam professores criativos, críticos e transformadores que sejam capazes de tomar decisões rápidas, para o enfrentamento da realidade do mundo atual. Nessa perspectiva o coordenador pedagógico é um mediador na formação docente, pois ele apresenta condições para o desenvolvimento e melhorias para a educação. Para a análise de dados foi utilizado uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, por meio do questionário contendo perguntas abertas e distribuídas para os coordenadores via aplicativo de celular. A pesquisa busca compreender o papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada, analisar como discutem essas formações e as propostas obtidas para as melhorias para o professor em sala de aula. Com base nos dados foi possível observar que lacuna do coordenador como formador, pois é possível notar também que o mesmo delega muitas funções dentro do espaço escolar e que muitas vezes as formações acabam sendo por terceiros ou por órgãos responsáveis, nos quais acabam propondo temas que estejam em destaque na área da educação que acaba não suprindo a necessidade daquele momento que seja a realidade docente ou escolar.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nelcilandia Figueiredo da Silva Arouca, Christian Bussiness School

Master in Education. Christian Bussiness School.

 Ana Paula Teixeira da Silva, Christian Bussiness School

Chief Executive Officer. Christian Bussiness School.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Bussiness School

PhD in Biology from UFPE. Christian Bussiness School.

Publicado

2025-08-14

Cómo citar

Arouca, N. F. da S., Silva, AnaP.T.da, & Coutinho, D. J. G. (2025). O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1356–1371. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20706