A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Gesley Alves da Silva
  • Ailana Patrícia Ribeiro da Gama UFPA
  • Maria Regilan da Silva UNOPAR
  • Lidiane Ferreira da Silva UNEATLANTICO
  • Edna Pacheco de Matos Faculdade Guilherme Guimbala
  • Jaqueline Costa UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20674

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação Inclusiva. Formação de Professores. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Este artigo, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, analisa a formação de professores para a alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva da educação inclusiva. Parte-se do entendimento de que a inclusão escolar efetiva exige mais do que a matrícula do aluno em classes regulares; demanda um conjunto de estratégias pedagógicas adaptadas, fundamentadas em evidências científicas e articuladas à realidade de cada estudante. A pesquisa foi desenvolvida a partir da revisão de artigos, livros, dissertações e documentos oficiais publicados nos últimos dez anos, priorizando os cinco mais recentes, sem desconsiderar autores clássicos que fundamentam a área. Os resultados revelaram lacunas significativas na formação inicial, predominância de ações pontuais na formação continuada e ausência de modelos claros para implementação de práticas inclusivas na alfabetização de alunos com TEA. Constatou-se que metodologias inovadoras, como o uso de recursos audiovisuais e a formação interdisciplinar, contribuem para aproximar teoria e prática, fortalecendo o trabalho docente. A discussão reforça que investir em formação docente é investir na qualidade e equidade da educação, destacando que a efetividade da inclusão depende de políticas públicas articuladas, suporte institucional e compromisso ético. Conclui-se que a formação deve ser contínua, específica e sensível às singularidades do TEA, de modo a garantir não apenas o acesso, mas também a aprendizagem significativa e o desenvolvimento pleno desses estudantes.

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Biografia do Autor

Gesley Alves da Silva

Bacharel em Administração de Empresas / Licenciado em Letras Português e espanhol / Licenciado em Gestão e Negócios / Pós-graduado em Gestão Escolar / Pós-graduado em Ensino da Língua Espanhola / Pós-graduado em Docência do Ensino Técnico. Unifatecie / Universidade Cruzeiro do Sul FAEP.Paranavaí, PR.

Ailana Patrícia Ribeiro da Gama, UFPA

Graduação Língua Portuguesa, Universidade Federal do Estado do Pará UFPA. Manaus.

Maria Regilan da Silva, UNOPAR

Formada em pedagogia pela UFAL, universidade federal de Alagoas, administração pela UNOPAR, especialização em étnico racial, gestão pública e educação inclusiva com ênfase em tecnologia assistiva e mestrando em educação. Uneatlatico. Cantabria, Espanha.

Lidiane Ferreira da Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico – UNEATLANTICO. Cantabria, Espanha.

Edna Pacheco de Matos, Faculdade Guilherme Guimbala

Pós-graduação Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar. Faculdade Guilherme Guimbala, Anita Garibalda. SC.

Jaqueline Costa, UNEATLANTICO

Mestranda, UNEATLANTICO, Cantabria, Espanha.

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Silva, G. A. da, Gama, A. P. R. da, Silva, M. R. da, Silva, L. F. da, Matos, E. P. de, & Costa, J. (2025). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2174–2189. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20674