O USO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20667Palabras clave:
Cartografia. Educação Ambiental. Espaço Geográfico.Resumen
Este artigo aborda a utilização da Cartografia na Educação Ambiental, considerada como uma estratégia pedagógica que visa promover a compreensão do Espaço Geográfico e suas relações com o Meio Ambiente, por meio da representação gráfica e visual de informações e dados relacionados ao ambiente natural e social. A Cartografia é uma disciplina que estuda a representação, análise e interpretação do Espaço Geográfico por meio de mapas, cartas e outras formas de representação gráfica. Na Educação Ambiental, a Cartografia pode ser utilizada como uma ferramenta para promover a conscientização, sensibilização e educação dos estudantes sobre questões ambientais, como a conservação da natureza, a gestão dos recursos naturais, a identificação de áreas degradadas, a análise dos impactos ambientais, a compreensão dos ecossistemas, entre outros temas. Nesse sentido, o objetivo geral do artigo é analisar de que maneira a Cartografia pode ser empregada no âmbito da Educação Ambiental, com vistas a identificar as possibilidades de aplicação dessa disciplina. Utiliza-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, que consiste na busca, seleção e análise de obras e materiais já publicados sobre um determinado tema ou problema de pesquisa. Como resultados da pesquisa, verificou-se que o uso da Cartografia na Educação Ambiental pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação do Espaço Geográfico, o entendimento das relações entre o Meio Ambiente e a sociedade, a promoção do senso crítico e a conscientização sobre questões ambientais.
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