TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS QUE TRANSFORMAM

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Claudiana Cristiane José da Silva Moreira Must University
  • Flávia Damaceno Monteiro de Castro Must University
  • Laila Lomeu Pereira Furtado Dornelas Dornelas Must University
  • Maria Denise de Sousa Leite Rodrigues Must University
  • Vânia Santos Dourado Freitas Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20554

Palabras clave:

Tecnologias digitais. Educação. Computador. Prática pedagógica. Inovação.

Resumen

O estudo abordou o uso de tecnologias baseadas em computador no contexto educacional, com ênfase nas transformações que essas ferramentas promoveram nas práticas pedagógicas escolares. Partiu-se do seguinte problema: de que forma a utilização de tecnologias baseadas em computador pode contribuir para transformar as práticas pedagógicas no ambiente escolar? Teve-se como objetivo compreender como essas tecnologias favoreceram práticas pedagógicas dinâmicas e alinhadas às demandas da sociedade contemporânea. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando obras que discutiram os desafios da educação na era digital e a integração das tecnologias à sala de aula. No desenvolvimento, foram analisados os impactos da sociedade da informação, as contribuições das soluções digitais, os desafios de implementação nas escolas e a necessidade de formação docente. As considerações finais apontaram que o uso consciente e planejado das tecnologias computacionais permitiu o fortalecimento da mediação pedagógica, a ampliação da autonomia discente e a ressignificação do papel do professor. Destacou-se ainda a importância de políticas públicas de apoio e da formação continuada, além da necessidade de estudos futuros que analisem a aplicação prática das tecnologias em contextos escolares diversos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education. Instituição: Must University (MUST).

Claudiana Cristiane José da Silva Moreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Flávia Damaceno Monteiro de Castro, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Laila Lomeu Pereira Furtado Dornelas Dornelas, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Maria Denise de Sousa Leite Rodrigues, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Vânia Santos Dourado Freitas, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Publicado

2025-08-01

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Moreira, C. C. J. da S., Castro, F. D. M. de, Dornelas, L. L. P. F. D., Rodrigues, M. D. de S. L., & Freitas, V. S. D. (2025). TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS QUE TRANSFORMAM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 99–105. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20554