O USO DO ORIGAMI NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO, COORDENAÇÃO MOTORA E DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20517

Palabras clave:

Objetos de aprendizaje. Motricidad. Desarrollo cognitivo y emocional.

Resumen

Embora seja uma prática antiga, a utilização do origami no meio educativo é relativamente recente. Estudos têm demonstrado que as dobras no origami podem transmitir claramente alguns conteúdos matemáticos, auxiliando no desenvolvimento lógico, criativo, imaginário e espacial. O processo de dobrar o papel exige coordenação motora fina, promovendo o aprimoramento da destreza manual e da precisão nos movimentos, e quando realizado em grupo, favorece a socialização, promovendo a troca de ideias e o trabalho em equipe. A atividade foi realizada em duas escolas do ensino fundamental I, em Laranjeiras do Sul (PR), no segundo semestre de 2024. A proposta envolveu a aplicação de dobraduras simples, como animais e personagens de desenhos animados, permitindo a manipulação de formas bidimensionais e sua transformação em tridimensionais. A escolha de modelos acessíveis garantiu engajamento, evitando dispersão e desinteresse, capacitando os estudantes a seguir sequências lógicas e organizar o raciocínio espacial. O origami permitiu a potencialização da criatividade, o desenvolvimento cognitivo e emocional, tornando o aprendizado dinâmico e interativo, mesmo dentro de uma perspectiva lúdica. Esse objeto de aprendizagem pode ser uma alternativa interessante para conectar a matemática ao cotidiano de forma envolvente e significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jakeline Galvão de França Monkolski, UNESP

Professora do Ensino Fundamental, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, Laranjeiras do Sul (PR). Doutora em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-campus Jaboticabal (SP). 

Hellenn Hernaski, UNICESUMAR

Professora do Ensino Infantil e Fundamental, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, Laranjeiras do Sul (PR).  Pedagoga e especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais pelo Centro Universitário de Maringá/UNICESUMAR (PR). 

Alexandre Monkolski, Universidade Estadual de Maringá

Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Laranjeiras do Sul (PR). Mestre em Ciências Ambientais-Universidade Estadual de Maringá/UEM (PR). 

Maria Luiza Reveliau, Universidade Federal da Fronteira Sul

Discente do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (Mestrado) (PPGADR) - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Laranjeiras do Sul (PR). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul (PR).

Lidilene Tonin, Centro Universitário Barão de Mauá

Pedagoga do Ensino Infantil e Fundamental, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, Laranjeiras do Sul (PR). Pedagoga pela Universidade Castelo Branco/UCB (RJ) e especialista em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá/CBM-Unidade Central Ribeirão Preto (SP). 

Marli Ribeiro Cristo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Diretora Escolar do Ensino Infantil e Fundamental, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, Laranjeiras do Sul (PR).  Pedagoga pela Universidade Castelo Branco/UCB (RJ) e especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG (PR).

Publicado

2025-08-01

Cómo citar

Monkolski, J. G. de F., Hernaski, H., Monkolski, A., Reveliau, M. L., Tonin, L., & Cristo, M. R. (2025). O USO DO ORIGAMI NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO, COORDENAÇÃO MOTORA E DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 160–177. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20517