O USO DO ORIGAMI NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO, COORDENAÇÃO MOTORA E DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20517Palabras clave:
Objetos de aprendizaje. Motricidad. Desarrollo cognitivo y emocional.Resumen
Embora seja uma prática antiga, a utilização do origami no meio educativo é relativamente recente. Estudos têm demonstrado que as dobras no origami podem transmitir claramente alguns conteúdos matemáticos, auxiliando no desenvolvimento lógico, criativo, imaginário e espacial. O processo de dobrar o papel exige coordenação motora fina, promovendo o aprimoramento da destreza manual e da precisão nos movimentos, e quando realizado em grupo, favorece a socialização, promovendo a troca de ideias e o trabalho em equipe. A atividade foi realizada em duas escolas do ensino fundamental I, em Laranjeiras do Sul (PR), no segundo semestre de 2024. A proposta envolveu a aplicação de dobraduras simples, como animais e personagens de desenhos animados, permitindo a manipulação de formas bidimensionais e sua transformação em tridimensionais. A escolha de modelos acessíveis garantiu engajamento, evitando dispersão e desinteresse, capacitando os estudantes a seguir sequências lógicas e organizar o raciocínio espacial. O origami permitiu a potencialização da criatividade, o desenvolvimento cognitivo e emocional, tornando o aprendizado dinâmico e interativo, mesmo dentro de uma perspectiva lúdica. Esse objeto de aprendizagem pode ser uma alternativa interessante para conectar a matemática ao cotidiano de forma envolvente e significativa.
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