MONITORAMENTO E CONTROLE DE SISTEMAS HIDRÁULICOS UTILIZANDO SENSORES DE VAZÃO, COMUNICAÇÃO RF E INTERFACE WEB

Autores/as

  • Pedro Leonardo Silva da Cruz Universidade de Vassouras
  • Alex Franco Ferreira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20433

Palabras clave:

Arduino. ESP32. nRF20L01, Webserver.

Resumen

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento e controle de sistemas hidráulicos com base no uso de sensores de vazão, comunicação sem fio por rádio frequência (nRF24L01) e interface web embarcada. A proposta visa oferecer uma alternativa de baixo custo e fácil implementação para aplicações residenciais ou rurais, com foco na automação do abastecimento de reservatórios de água. O sistema é composto por dois nós: o Node_A, baseado em Arduino, realiza a leitura dos sensores de nível e de vazão e controla o acionamento de uma bomba d’água; e o Node_B, com um ESP32, recebe os dados via nRF24L01 em cada nó de comunicação e disponibiliza as informações em tempo real através de um Webserver local. Os testes demonstraram a confiabilidade da comunicação entre os dispositivos, a precisão na medição da vazão e a eficiência do controle automático do sistema. O trabalho contribui com soluções práticas para o uso racional da água, podendo ser expandido para cenários de IoT e agricultura inteligente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Leonardo Silva da Cruz, Universidade de Vassouras

Engenheiro eletricista, autor, discente do curso de pós-graduação em automação industrial da Universidade de Vassouras.

Alex Franco Ferreira, Universidade de Vassouras

Engenheiro eletricista, orientador, docente do curso de pós-graduação em automação industrial da Universidade de Vassouras. 

Publicado

2025-07-24

Cómo citar

Cruz, P. L. S. da, & Ferreira, A. F. (2025). MONITORAMENTO E CONTROLE DE SISTEMAS HIDRÁULICOS UTILIZANDO SENSORES DE VAZÃO, COMUNICAÇÃO RF E INTERFACE WEB. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2433–2455. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20433