CIDADANIA DIGITAL NA ESCOLA DIANTE DOS RISCOS E RESPONSABILIDADES NO USO DA TECNOLOGIA

Autores/as

  • Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira UFP
  • Alessandra Reis da Silveira Borges Must University
  • Carolina Santin Calçada Must University
  • Denize Gonçalves Duarte Lopes Must University
  • Giuliani Câmara dos Santos Must University
  • Heloisa Jacintho de Abreu Conrado Must University
  • Lorena dos Santos Mulatti Must University
  • Luciana Marques Fontes Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20413

Palabras clave:

Cidadania Digital. Ética Digital. Mediação Pedagógica. Educação E Tecnologia. Protagonismo Juvenil.

Resumen

Esta pesquisa analisa a cidadania digital como dimensão formativa fundamental no ambiente escolar, considerando os riscos e responsabilidades envolvidos no uso das tecnologias por crianças e adolescentes. A partir de uma abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica, investiga-se como os espaços escolares podem promover a convivência ética nas redes, o uso crítico da informação e o protagonismo estudantil nos ambientes digitais. São discutidas as vulnerabilidades que atravessam o cotidiano escolar, como cyberbullying, desinformação e exposição de dados, e também as possibilidades de mediação pedagógica comprometida com a construção coletiva de competências digitais. A análise aponta que a cidadania digital, quando tratada de forma transversal, pode potencializar a escuta, a empatia e o exercício responsável da liberdade de expressão no ambiente online. Conclui-se que a escola tem a responsabilidade de assumir a mediação do universo digital como parte indissociável da formação humana de seus estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira, UFP

Doutoranda em Estudos Políticos e Humanitários Universidade Fernando Pessoa  (UFP).

Alessandra Reis da Silveira Borges, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Carolina Santin Calçada, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Denize Gonçalves Duarte Lopes, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Giuliani Câmara dos Santos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Heloisa Jacintho de Abreu Conrado, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Lorena dos Santos Mulatti, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Luciana Marques Fontes, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Publicado

2025-07-17

Cómo citar

Teixeira, M. L. L. D., Borges, A. R. da S., Calçada, C. S., Lopes, D. G. D., Santos, G. C. dos, Conrado, H. J. de A., … Fontes, L. M. (2025). CIDADANIA DIGITAL NA ESCOLA DIANTE DOS RISCOS E RESPONSABILIDADES NO USO DA TECNOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2064–2071. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20413