CIDADANIA DIGITAL NA ESCOLA DIANTE DOS RISCOS E RESPONSABILIDADES NO USO DA TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20413Palabras clave:
Cidadania Digital. Ética Digital. Mediação Pedagógica. Educação E Tecnologia. Protagonismo Juvenil.Resumen
Esta pesquisa analisa a cidadania digital como dimensão formativa fundamental no ambiente escolar, considerando os riscos e responsabilidades envolvidos no uso das tecnologias por crianças e adolescentes. A partir de uma abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica, investiga-se como os espaços escolares podem promover a convivência ética nas redes, o uso crítico da informação e o protagonismo estudantil nos ambientes digitais. São discutidas as vulnerabilidades que atravessam o cotidiano escolar, como cyberbullying, desinformação e exposição de dados, e também as possibilidades de mediação pedagógica comprometida com a construção coletiva de competências digitais. A análise aponta que a cidadania digital, quando tratada de forma transversal, pode potencializar a escuta, a empatia e o exercício responsável da liberdade de expressão no ambiente online. Conclui-se que a escola tem a responsabilidade de assumir a mediação do universo digital como parte indissociável da formação humana de seus estudantes.
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