O FUTURO DA APRENDIZAGEM: QUANDO A TECNOLOGIA ENCONTRA A EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Elizelaine Salete Salmoria Gomes Veni Creator Christian University
  • Dalva Regina Vogt Duarte Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20356

Palabras clave:

Tecnologia. Ensino remoto. Desafios.

Resumen

A educação tem passado por um processo de transformação significativo nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo avanço das tecnologias. Durante a pandemia, o ensino remoto e virtual tornaram-se alternativas essenciais, proporcionando um meio de continuidade no aprendizado. Contudo, essa transição trouxe desafios, como a necessidade de adaptação tanto por parte de professores quanto de alunos, além de exigir um novo olhar sobre a acessibilidade. A interação entre educadores e estudantes também se reconfigurou no ambiente digital, com a utilização de plataformas e ferramentas que permitem uma comunicação contínua, mas que nem sempre são acessíveis para todos. O presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre a importância da tecnologia em sala de aula, através de pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas de dois professores e um aluno, para averiguação do assunto em destaque. Para garantir que o aprendizado seja efetivo, é fundamental que a educação tecnológica seja inclusiva, proporcionando a todos os alunos, independentemente de suas limitações, o acesso ao conteúdo de maneira igualitária. A adaptação ao ensino remoto exigiu o desenvolvimento de novas habilidades, tanto técnicas quanto pedagógicas. Os professores precisavam aprender a dominar novas ferramentas e métodos, enquanto os alunos precisavam se familiarizar com ambientes virtuais de aprendizagem. A integração das tecnologias ao ensino, aliada à necessidade de uma educação acessível, representou um caminho para superar esses desafios, possibilitando um aprendizado mais dinâmico e interativo, a fim de que todos pudessem se beneficiar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dalva Regina Vogt Duarte, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente no Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Publicado

2025-07-31

Cómo citar

Gomes, E. S. S., Duarte, D. R. V., & Santos, M. P. M. dos. (2025). O FUTURO DA APRENDIZAGEM: QUANDO A TECNOLOGIA ENCONTRA A EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 3101–3120. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20356