O FUTURO DA APRENDIZAGEM: QUANDO A TECNOLOGIA ENCONTRA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20356Palabras clave:
Tecnologia. Ensino remoto. Desafios.Resumen
A educação tem passado por um processo de transformação significativo nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo avanço das tecnologias. Durante a pandemia, o ensino remoto e virtual tornaram-se alternativas essenciais, proporcionando um meio de continuidade no aprendizado. Contudo, essa transição trouxe desafios, como a necessidade de adaptação tanto por parte de professores quanto de alunos, além de exigir um novo olhar sobre a acessibilidade. A interação entre educadores e estudantes também se reconfigurou no ambiente digital, com a utilização de plataformas e ferramentas que permitem uma comunicação contínua, mas que nem sempre são acessíveis para todos. O presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre a importância da tecnologia em sala de aula, através de pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas de dois professores e um aluno, para averiguação do assunto em destaque. Para garantir que o aprendizado seja efetivo, é fundamental que a educação tecnológica seja inclusiva, proporcionando a todos os alunos, independentemente de suas limitações, o acesso ao conteúdo de maneira igualitária. A adaptação ao ensino remoto exigiu o desenvolvimento de novas habilidades, tanto técnicas quanto pedagógicas. Os professores precisavam aprender a dominar novas ferramentas e métodos, enquanto os alunos precisavam se familiarizar com ambientes virtuais de aprendizagem. A integração das tecnologias ao ensino, aliada à necessidade de uma educação acessível, representou um caminho para superar esses desafios, possibilitando um aprendizado mais dinâmico e interativo, a fim de que todos pudessem se beneficiar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY