INCIDÊNCIA DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO REGISTRADAS NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL, 2020-2023

Autores/as

  • Júlia Ribeiro Campos Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Marise Vilas Boas Pescador Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20220

Palabras clave:

Malformação. Congênita. Paraná.

Resumen

As malformações congênitas do aparelho circulatório são anomalias estruturais do coração e dos vasos sanguíneos que ocorrem durante o desenvolvimento fetal. Estas condições representam uma significativa causa de mortalidade infantil e podem resultar em graves problemas de saúde ao longo da vida. No Brasil, o monitoramento dessas malformações é crucial para a elaboração de políticas públicas de saúde e intervenções preventivas. O Estado do Paraná possui um sistema robusto de vigilância de nascimentos e malformações, permitindo a análise detalhada da incidência dessas condições. Este estudo teve como objetivo analisar a incidência das malformações congênitas do aparelho circulatório no Paraná durante o período de 2020 a 2023. Foram registrados 523 casos em uma população de 569.538 nascidos vivos, com leve prevalência em indivíduos do sexo feminino. As cidades com maior número de casos foram Londrina, Curitiba e Maringá. Observou-se maior concentração de casos na faixa etária materna de 25 a 34 anos. A incidência aumentou de 8,33 para 11,21 por 10.000 nascidos vivos entre 2020 e 2023.



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Biografía del autor/a

Júlia Ribeiro Campos, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do curso de medicina pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Marise Vilas Boas Pescador, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Médica endocrinologista e orientadora do curso de medicina pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Publicado

2025-07-22

Cómo citar

Campos, J. R., & Pescador, M. V. B. (2025). INCIDÊNCIA DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO REGISTRADAS NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL, 2020-2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2339–2345. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20220