NEUROCIÊNCIA DO ERRO: COMO A FALHA CONTRIBUI NA APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20185Palabras clave:
Neurociência do erro. Feedback imediato. Tecnologias educacionais. Aprendizagem personalizada. Correção cognitiva.Resumen
Este estudo abordou a relação entre neurociência, educação e tecnologia, com foco na neurociência do erro e no feedback imediato proporcionado pelas tecnologias educacionais, investigando como essas interações influenciam o processo de aprendizagem. A principal questão de pesquisa foi entender como a falha, aliada ao feedback imediato, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O objetivo geral foi analisar os impactos da neurociência do erro e do feedback imediato das tecnologias no aprimoramento da aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, analisando obras e estudos de autores renomados nas áreas de neurociência, tecnologias educacionais e pedagogia. No desenvolvimento, foi abordado como o erro ativa circuitos neurais essenciais para a aprendizagem e como o feedback imediato acelera o processo de correção, facilitando a adaptação do aluno. Constatou-se que a integração desses elementos cria uma aprendizagem eficaz e personalizada, permitindo ao aluno corrigir suas falhas. As considerações finais destacaram que, embora os resultados tenham demonstrado uma relação positiva entre erro, neurociência e feedback imediato, é necessário continuar a pesquisa, em contextos educacionais diversificados, para aprofundar o entendimento sobre as tecnologias e suas aplicações práticas.
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