NEUROCIÊNCIA DO ERRO: COMO A FALHA CONTRIBUI NA APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIA

Autores/as

  • Maria das Dores dos Santos Rocha Ivy Enber Christian University
  • Anamaria Rodrigues Montes Must University
  • Idalina dos Passos Must University
  • Jany Caetana de Moura e Silva Camargo Must University
  • Luiza Amorim Diógenes
  • Luizimere Ventura Leitão Must University
  • Maria Aparecida Pereira Faustina Farias Must University
  • Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20185

Palabras clave:

Neurociência do erro. Feedback imediato. Tecnologias educacionais. Aprendizagem personalizada. Correção cognitiva.

Resumen

Este estudo abordou a relação entre neurociência, educação e tecnologia, com foco na neurociência do erro e no feedback imediato proporcionado pelas tecnologias educacionais, investigando como essas interações influenciam o processo de aprendizagem. A principal questão de pesquisa foi entender como a falha, aliada ao feedback imediato, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O objetivo geral foi analisar os impactos da neurociência do erro e do feedback imediato das tecnologias no aprimoramento da aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, analisando obras e estudos de autores renomados nas áreas de neurociência, tecnologias educacionais e pedagogia. No desenvolvimento, foi abordado como o erro ativa circuitos neurais essenciais para a aprendizagem e como o feedback imediato acelera o processo de correção, facilitando a adaptação do aluno. Constatou-se que a integração desses elementos cria uma aprendizagem eficaz e personalizada, permitindo ao aluno corrigir suas falhas. As considerações finais destacaram que, embora os resultados tenham demonstrado uma relação positiva entre erro, neurociência e feedback imediato, é necessário continuar a pesquisa, em contextos educacionais diversificados, para aprofundar o entendimento sobre as tecnologias e suas aplicações práticas.

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Biografía del autor/a

Maria das Dores dos Santos Rocha, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação Ivy Enber Christian University.

Anamaria Rodrigues Montes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Idalina dos Passos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Jany Caetana de Moura e Silva Camargo, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Luiza Amorim Diógenes

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Luizimere Ventura Leitão, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Maria Aparecida Pereira Faustina Farias, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Publicado

2025-06-26

Cómo citar

Rocha, M. das D. dos S., Montes, A. R., Passos, I. dos, Camargo, J. C. de M. e S., Diógenes, L. A., Leitão, L. V., … Pacheco, M. F. R. J. (2025). NEUROCIÊNCIA DO ERRO: COMO A FALHA CONTRIBUI NA APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5324–5332. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20185