O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA REDUÇÃO DA LITIGÂNCIA EXCESSIVA: UMA ABORDAGEM PREVENTIVA PARA A CULTURA DO LITÍGIO NO BRASIL

Autores/as

  • Marina de Jesus Lameira Carrico Nimer Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Beatriz Lameira Carrico Nimer Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20182

Resumen

A litigância excessiva mostra-se marca basilar no sistema de resolução de conflitos no Brasil, revelando uma cultura jurídica baseada na judicialização como primeira opção. Este artigo propõe analisar o papel da educação como instrumento de transformação social e mecanismo preventivo capaz de reverter essa realidade. Com base em fundamentos teóricos da educação para a cidadania, na pedagogia crítica e em experiências práticas, busca-se demonstrar como a educação pode fomentar uma cultura de paz, mediação e resolução consensual de conflitos.

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Biografía del autor/a

Marina de Jesus Lameira Carrico Nimer, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Beatriz Lameira Carrico Nimer, Universidade de São Paulo

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2025-07-01

Cómo citar

Nimer, M. de J. L. C., & Nimer, B. L. C. (2025). O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA REDUÇÃO DA LITIGÂNCIA EXCESSIVA: UMA ABORDAGEM PREVENTIVA PARA A CULTURA DO LITÍGIO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 130–146. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20182