ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR LECIONAR PARA CRIANÇAS DE 02 A 07 ANOS COM TDAH

Autores/as

  • Glace Mary Silveira Araújo Lima de Souza Universidade Norte do Paraná
  • José Milson Alves dos Santos CBS
  • Paulo David Torres Silva UNINTER
  • Stephannie Janaína Maia de Souza UFAL
  • Weriton Lima dos Santos UFAL
  • Diogenes José Gusmão Coutinho CBS https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20178

Palabras clave:

TDAH. Inclusão. Deficiência. Estudante.

Resumen

Os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH foram associados à Lesão Cerebral Mínima – LCM durante a década de 1940 e, em 1960 foi associado à Disfunção Cerebral Mínima - DCM. O TDAH é um transtorno neurobiológico, se caracterizando por meio de sinais e sintomas de hiperatividade, impulsividade e desatenção. Esta pesquisa aborda o Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. Tem por objetivo analisar as características do TDAH, à luz dos estudos teóricos que contribuem para a compreensão acerca dessa questão. São elencados os seguintes objetivos específicos: identificar as concepções sobre a educação especial; investigar as características do TDAH para diagnosticar as causas cognitivas e comportamentais que influem na escolaridade do infante. Utilizamos metodologicamente os procedimentos da pesquisa bibliográfica. Quanto aos resultados, constatamos que para o aluno com TDAH se propõe a apropriação de propostas educativas e de recursos que possam oportunizar o acesso a uma educação de qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glace Mary Silveira Araújo Lima de Souza, Universidade Norte do Paraná

Mestranda em Ciências da Educação pela CBS. Professora efetiva da Educação Especial  da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas     ( SEDUC/AL) . Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensinos Superiores de Maceió - CESMAC , Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - Unopar , Pós-graduada  em Neuropsicologia e Transtornos do Aprendizado pelo Instituto Brasil de Ensino - IBRA, Pós-graduada em Educação Especial - pelo Instituto Brasil de Ensino- IBRA , Pós- graduada em ABA - Análise do Comportamento Aplicado - pelo Instituto Brasil de Ensino, Pós- graduada em Recursos Humanos pela Unifal/FIC - Faculdade Figueiredo Costa , Pós-graduada em Gestão Escolar pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

José Milson Alves dos Santos, CBS

Mestrando em Ciências da Educação pela Instituição CBS, formado em Letras Português e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, formado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Pós-graduado e Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa pelo Instituto de Educação e Pesquisa Paulo Freire - Faculdade Santa Helena. Professor efetivo da rede Municipal de Pilar - AL. 

Paulo David Torres Silva, UNINTER

Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Pós-graduado em Metodologia do Ensino em Matemática pela Instituição FAVENI. Pós-graduando em Educação Especial pela IBRA.  Professor Efetivo da Secretária Estadual de Educação de Alagoas – SEDUC/ALAGOAS e Professor de Matemática da Rede Privada de Ensino. 

Stephannie Janaína Maia de Souza, UFAL

Graduada em Ciências Biológicas,  Mestre em Ciências Farmacêuticas   e Doutoranda em Bioquímica e Biologia Molecular – UFAL ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) e Professora Efetiva da Secretária Estadual de Educação de Alagoas – SEDUC/ALAGOAS

Weriton Lima dos Santos, UFAL

Graduado em Matemática e Literatura pela Faculdade Estácio de Sá, Pós-graduado em Física e Matemática pela FAVENI, Mestrando em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Professor de matemática Efetivo da Secretária Estadual de Educação de Alagoas – SEDUC/ALAGOAS.

Diogenes José Gusmão Coutinho, CBS

Pós-doutor em Educação CBS.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Publicado

2025-07-02

Cómo citar

Souza, G. M. S. A. L. de, Santos, J. M. A. dos, Silva, P. D. T., Souza, S. J. M. de, Santos, W. L. dos, & Coutinho, D. J. G. (2025). ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR LECIONAR PARA CRIANÇAS DE 02 A 07 ANOS COM TDAH. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 237–248. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20178